Tem super lua para todo mundo
E por aqui também temos visto uma lua linda, principalmente no feriado de Mid-Autumm com seus tradicionais "moon cake"... Ah, a natureza é mesmo uma dádiva, vamos apreciar!
Você percebe que já "está" chinês quando...
Com o tempo você começa a adotar também os adornos da cultura chinesa, como por exemplo, as famosas pulseiras vermelhinhas com pequenas medalhas gravadas com caracteres chineses, significando coisas boas como paz, prosperidade, etc. Para os homens são mais comuns as pulseiras com bolinhas de todos os tipos de pedras e cores, que eles também usam como algo para acalmar e meditar. Basta ir "contando" as bolinhas uma a uma e relaxando a mente.
As floridas inaugurações
Uma coisa interessante nos costumes chineses são as inaugurações de estabelecimentos comerciais, bem como início de feiras e qualquer tipo de evento. Na frente eles enchem com coroas de flores (nos mesmos moldes que estamos acostumados no Brasil em velórios...Raul fez até uma gracinha com isso na foto abaixo...) e as deixam por um tempo. No começo levamos um susto, mas depois entedemos do que se tratava e que esse costume apenas representa desejo de boa sorte e votos de prosperidade para o local.
Essa é a inauguração de uma loja de roupas num shopping bem bacana no Bairro Tianhe, Guangzhou, toda florida e com plaquinhas indicando que a loja é nova.
Ah...as comidas estranhas na China!
Ir ao supermercado e encontrar um pedaço de jacaré congelado, com casco duro e tudo, sendo possível pesar e comprar a quantidade que deseja? Sim, isso é possível por aqui... Nem me perguntem se é bom, ainda não experimentamos!!!
Os famosos sorvetes recheados de feijão
Sim, os chineses adoram sorvetes e outros tipos de doces com recheio de feijão. É exatamente isso: o sorvete é normal, como qualquer outro, de creme por exemplo, mas com a parte interna de feijão. Arrisco dizer que não é tão ruim assim como se imagina, porque o recheio não é salgado, é meio sem gosto nenhum. E num dia de calor, quando se ganha o sorvete com tanto carinho de alguém, fica difícil recusar... Servidos?
Mas afinal, onde estamos???!!!
Dia desses uma amiga comentou comigo que tinha ido espiar no mapa onde ficava a cidade em que estamos vivendo e a que distância estamos no mundo. Pois bem, vale a pena ilustrar com a foto do mapa e o ponto-a-ponto de São Paulo a Guangzhou. Para resumir, estamos separados por meio planeta Terra, fica mais fácil de mensurar...
Produtos from Brazil
Depois de tanto tempo fora, sempre que vemos a bandeirinha do Brasil sentimos um misto de saudade e de orgulho, afinal, é bom ver produtos do seu país sendo vendidos fora. Isso aí embaixo é vendido num mercadinho bem bacana, estilo gourmet, somente de produtos importados no bairro Liede, que é cheio de gringos de todo canto do mundo. São chicken wings, asinhas de frango diretamente do Brasil!!
Uma boa opção de japa na China
Há um tempo encontramos uma boa opção de restaurante japonês aqui em Guangzhou e também em outras cidades, como por exemplo Hangzhou, o Genki Sushi. Ele é bem bacana e você pode escolher os pratos do cardápio, como também pode pegar os pratinhos que te interessarem, que ficam todos girando numa esteira e de acordo com a cor do pratinho você sabe o preço que fica numa lista na sua frente. Muito bom, com várias opções, preço acessível e bom atendimento. Diferente!!
All we need is love!
E quem disse que essa escultura está apenas em New York city? Ela também está na cidade de Hangzhou para reforçar a ideia de que o que o mundo precisa é realmente de AMOR. Muito bacana!
As redes sociais vêm realmente acabando com os relacionamentos...
A triste realidade do vício pela internet e pelas redes sociais realmente vem arrasando as vidas modernas!! Essa cena mostra o casalzinho de namorados chineses num café... Acho que o garoto cansou de esperar o bate-papo da amada e tirou um cochilo... Seria cômico se não fosse trágico kkkkkkkkkkkk
Atividades físicas de rua
Muito comum na China é ver a mulherada dançando, fazendo tai chi, se alongando, sempre em grupos e com uma musiquinha de fundo, tudo com muita animação. Você vê gente de todas as idades, é muito legal a cultura bem tradicional e saudável desse pessoal!
????????!!!!!!!!!!!! Helloooooo...Uei!
Divertido mesmo é quando você está tentando pegar sinal de wifi em algum ambiente aqui em Guangzhou e aparece esta mensagem no seu celular:
O jeito é dar "ok" e desistir... kkkkkkkk. Tentarei novamente mais tarde...
Uma casa de brasileiros tradicionalmente chinesa
Sim, este fofo jogo de chá tipicamente oriental é uma de nossas aquisições pelas ruas de comércio de Guangzhou. Lindinho e não custa mais do que R$ 13,00. Amamos!
Água de pepino? Só aqui mesmo...
E com o calor escaldante que tem feito em Guangzhou, precisamos tomar água a todo momento. E hoje parei numa barraquinha de rua para comprar algo para matar a sede e resolvi pegar uma água com limão diferente. Vi que era de uma marca conhecida e mandei bala! Qual não foi a surpresa ao tomar o primeiro gole, sentir um gosto estranho e conferir no rótulo o que era. Pasmem: água, limão e PEPINO. Kkkkkkkkkkkkkkk Morri de rir, até que não é tão ruim... Raul sempre dizendo que me supero a cada dia nas novidades chinesas!
Medo!
Dia desses, olhando da sacada de um prédio, mais ou menos da altura do 15º andar, qual não foi nossa surpresa ao avistarmos do outro lado um chinezinho fazendo algum reparo do lado de fora da janela de um apartamento!!! Gelamos... Mas aqui isso acontece, pasmem!!! E tentem achar o moçoilo na foto...
Tudo junto e misturado
Apesar de numa intensidade menor depois de 6 meses, ainda tiramos algumas fotos de detalhes que consideramos peculiares neste país e que vão deixar saudades. Na foto abaixo, na sequência, vemos um mosquito gigante numa exposição dia desses em um shopping center, uma conta de restaurante toda escrita em chinês sem que pudéssemos entender nada, a comida típica zongzi embaladinha de forma tão artística há tantas gerações, o banheiro ostentação de um shopping perto da estação Taoji do metrô, o lustre super mega ostentação de um stand de vendas de apartamentos e pasmem... um pastelzinho de Belém adaptado. A China é ou não uma caixinha de surpresas com tudo junto e misturado? Amamos!!!
As salvadoras maquininhas de aquecer água na China
Vontade de comprar umas espigas de milho no mercado, mas não tem onde cozinhar? Não faz mal: as maquininhas de aquecer água que tem em todos os quartos de hotel da China podem ser uma grande ajuda kkkkkk. Não passamos vontade e ficou uma delícia... E o mais engraçado foi o Raul pedindo sal, que foi prontamente trazido no quarto. A gente não se aperta!!! Ah...segredo, já fizemos até dumpling no vapor usando essas chaleirinhas kkkk
O "glamour" da China
A parte boa de ser "gringo" na China e que o Raul particularmente adora, é a possibilidade de sair de pijamas e sapatos (e descabelado!!!) na rua para ir num mercadinho próximo ou até uma barraquinha da esquina para comprar algo rápido. Você não conhece ninguém, não vai ser julgado pela sua aparência por nenhum chinês (que diga-se de passagem também adoram umas vestimentas bizarras e inusitadas) kkkk. Este foi o modelito dia desses:
Atenção!!! Respeite os templos e a figura de Buda!!!
Ao visitar países com tradições budistas, é interessante conhecer alguns aspectos importantes de sua cultura. Aqui na Tailândia por exemplo, é super rigorosa a questão do respeito à figura de Buda e da advertência para que as pessoas não tatuem sua imagem, nem comprem ou vendam nada com sua foto, pois Buda não é um objeto de adorno. Em todos os templos existe uma placa detalhando e fazendo este alerta:
Também nunca se esqueça de tirar seus sapatos antes de adentrar um templo, em sinal de respeito. Os budistas acham extremamente sujo e ofensivo adentrar um templo calçado. Sempre tem uma plaquinha do lado de fora indicando isso:
A boa e velha "street food" asiática
Tem gente que estranha um pouco esse hábito de alguns povos asiáticos cozinharem e comerem na rua, mas por aqui é bem comum estes típicos "restaurantes" com comidinha boa e barata. No começo você estranha um pouco e fica meio reticente, mas depois de um tempo, se mistura com os nativos e usufrui dessas delícias também!
As rotinas de um ano sabático
Logicamente este é um ano atípico para nós, pois estamos longe do nosso país, em lugares totalmente diferentes, com uma cultura pra lá de nova, longe da família e amigos, distantes das nossas coisas, mas com a bagagem cheia de riquezas que nunca serão tiradas de nós (ainda que neste último roteiro estejamos viajando há 16 dias com duas malas de 7 kg cada um).
Em meio a isso tudo muita gente pode se perguntar: mas como eles vivem? lavam roupas? compram coisas? comem todo dia em restaurantes? só passeiam? não fazem nada? estão alienados? E as respostas são bem simples: lavamos roupas normalmente em lavanderias quando dá, mas quando não, lavamos na pia do hotel e estendemos no meio do quarto. Claro que praticamente tudo que trouxemos do Brasil já acabou, então, compramos nos mercadinhos e farmácias tudo o que se precisa para viver. Não estou aqui querendo fazer nenhuma propaganda, mas temos tudo o que precisamos e das mesmas marcas que tínhamos antes, como vocês podem ver na foto abaixo. Comida, sempre procuramos consumir alimentos saudáveis e nem sempre almoçamos ou jantamos em restaurantes; algumas vezes sobrevivemos com congelados (eles aquecem para você no 7 Eleven ou Family Mart) e noodles, quando queremos ficar quietinhos e comer em "casa" kkkk (detalhe que em todos os quartos de hotel da Ásia tem água e chaleira elétrica para aquecer, pois aqui todo mundo come noodle o tempo todo).
Trabalhamos normalmente com nossos computadores, falamos com nossas famílias e amigos sempre, resolvemos toda e qualquer questão no Brasil através de emails e Skype e sim....teremos que fazer nosso Imposto de Renda e enviar daqui kkk.
Sem contar que acompanhamos todas as notícias do Brasil e do mundo diariamente e eu até consigo assistir a novela Império kkkk, ou seja, a vida segue normalmente seu curso, com o plus da vivência única que temos diariamente. É fato que dormimos todos os dias bem mais tarde que antes, para conseguirmos casar o horário com o fuso do Brasil, mas isso não é problema pois, por outro lado, não temos a obrigação de acordar 6 horas da matina no dia seguinte. E todo dia, ao acordar, não sabemos ao certo o que nos espera. Como fazemos as viagens um pouco mais longas que a maioria dos turistas, podemos ver tudo com mais calma e conhecer mais a fundo a vida local, sem se atropelar somente nas principais atrações turísticas.
E para mim, um dos pontos mais positivos dessa experiência, é que tenho conseguido deixar de me estressar tanto como antes quando uma coisa não sai exatamente como eu tinha planejado (bom, por aqui tem situações em que a pessoa não fala inglês e você ao menos sabe o que ela está dizendo ou o que vai acontecer, tem taxista que te rejeita sem você saber o motivo, tem filas que você precisa entrar sem nem saber para quê, tem ônibus que você pega no sentido errado, tem coisa que você come e fica meio em dúvida do que era kkkk mas no fim sempre dá tudo certo!!).
A vida tanto segue o rumo normal que estamos até colecionando stickers do 7 Eleven para ganhar um bonequinho. A cartela está quase completa!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E embora possa parecer uma gororoba, os congelados são bem gostosinhos e saudáveis...
Consegui até assistir o último capítulo da minha novelinha e, mulherada, chorei também a morte do Comendador! kkkkkk
A força do zodíaco
Tentei ler meu horóscopo numa revista da Tailândia.... só que não deu!!!
Brincadeiras a parte, mas é interessante perceber como em todo lugar do mundo as pessoas gostam de ler umas previsões do zodíaco. E mais legal ainda são as lindas letrinhas...
As típicas calças asiáticas
Por causa do calor excessivo e da necessidade de estar vestido com calças para entrar nos templos, atrelado à cultura local e à moda que atinge todas as pessoas por aqui, é muito comum você ver todos os turistas (homens e mulheres) vestindo as típicas calças com estampas de elefantes (no Vietnam também era comum este tipo de vestimenta). Raul se rendeu ao modismo e hoje estava todo fashion... Gostei do resultado! O que acharam?
A paradoxal Bangkok
Já ouvimos depoimentos de gente que amou e se apaixonou perdidamente por Bangkok e de gente que odiou, dizendo que a cidade é feia e suja. Na verdade quando você chega aqui tem um choque e se pergunta: "Deus, o que é isso???" kkkkk, mas depois se acostuma e passa a aproveitar a riqueza cultural que este lugar tem a oferecer. Qualquer que seja a opinião, vale a pena conhecer essa cidade fascinante e peculiar. Ao mesmo tempo que o caos se faz presente no tráfego intenso, no calor úmido que te faz suar o tempo todo, no agito, nos golpes, nos costumes e tradições estranhas, na parafernália visual urbana, você também encontra um povo amistoso e feliz, pessoas educadas e lugares bem cuidados, como por exemplo algumas ruas em pleno centro com elefantinhos "esculpidos" em grama.
No mínimo, diferente!
X
A "OAB" da Tailândia
Não poderíamos deixar de registrar a passagem pela "Lawyers Association of Thailand" - associação dos advogados da Tailândia. Uma homenagem aos meus caros colegas de profissão espalhados pelo mundo!
Um estilo de educação bem tradicional
Vimos recentemente em Bangkok muitos adolescentes, a maioria meninas, saindo das escolas e passeando pelos shoppings, parques e sorveterias. Chama a atenção os uniformes, em estilo bem tradicional, com camisas brancas, saias azuis marinho com pregas, fitas nos cabelos, trancinhas e sapatinhos pretos, bem no estilo das escolas mais antigas e tradicionais no Brasil. E as maletas de couro preta são umas gracinhas... Sem contar que ficamos admirados com a educação dessas adolescentes... Muito bacana de se ver!
Sangue de cobra na Khaosan Road?
A Khao San Road, bem como grande parte da Tailândia, ganhou notoriedade mundial após o lançamento do filme A Praia (The Beach), em 2002. Logo no início do filme, o personagem de Leonardo Di Caprio circula pelos becos da rua, bebe sangue de cobra e se hospeda num albergue de condições duvidosas.
Ainda não descobrimos se o sangue de cobra é verdadeiro, mas podemos afirmar que a Khao San é exatamente do jeito que o filme mostra, ou seja, uma mistura de restaurantes, casas de câmbio, lojas com objetos, roupas e mais uma montanha de cacarecos, albergues baratos, bares, etc.
O que podemos afirmar é que as barraquinhas vendendo insetos comestíveis estão por toda parte e tem tabém uns vendedores ambulantes que passam com esses bichinhos fofos em bandejas, oferecendo para os turistas. É mais sensacionalismo para "inglês ver", porque o que o pessoal curte mesmo é tirar fotos e se divertir com esses pratos um tanto quanto diferentes da cuinária tailandesa.
Acessando o Facebook de um jeito inusitado
Como já comentamos antes, os caracteres da língua tailandesa são incríveis, super trabalhados, parecendo um desenho. Chegamos a arriscar que seja mais difícil para o nosso cérebro processar este tipo de caligrafia que o próprio caractere chinês. Pois bem, legal mesmo foi o primeiro acesso ao Facebook e a telinha que apareceu desse jeito:
Mr. Coca-Cola
Em Bangkok, como em todos os lugares turísticos do mundo, é muito comum os comerciantes das lojas, restaurantes e barraquinhas interagirem com os turistas, o que não é diferente com a gente. Mas o engraçado foi uma abordagem feita para o Raul, que estava com uma lata de Coca-Cola zero na mão (o que é bem comum, diga-se de passagem, devido ao seu vício kkk) e foi chamado por um vendedor dessa forma: "Hey, Mr. Coke"... Rimos muito com a criatividade e vontade de vender do rapaz.
Talvez o próximo apelido do Raul seja "Mr. 7 Eleven", afinal, ele não dorme sem dar uma passadinha por lá todas as noites...
E para fechar, vale ilustrar com uma fotinho, porque a latinha escrita em tailandês é bem bonitinha...
E vamos falar novamente de comidinhas...
Quando você está fora do seu país, tudo parece interessante, até mesmo a coca-cola escrita em chinês, o Mentos colorido com as letras chinesinhas, mas o mais legal são os sorvetes. Tem uns bem estranhos, mas muito gostosos.
Hoje resolvi experimentar um que vinha cobiçando há tempos, o Melona de peixinho - Ice Waffle. Parece que tem no Brasil, mas eu nunca tinha visto antes. Pois bem, tive a primeira surpresa quando abri o pacote e vi que o sorvete é realmente em formato de peixe, com uma espécie de "casquinha", com desenhos em relevo e tudo o mais. O recheio é generoso, com sorvete de creme e uma caldinha de chocolate. Bem gostosinho, vale a pena provar!!!
Apenas diferente...
Algumas coisas são parte do cotidiano chinês, sendo apenas diferentes para nós, que não estamos acostumados com elas. Por exemplo, o panfleto do Banco HSBC com um chinês de chifres kkkkk. Sim, isso mesmo, mas os chifres representam o carneiro do Ano Novo, nada mais...
E o copinho de milho cozido no Mc Donalds? Acho que não existe no Brasil. Nem o sorvetinho Nestlè numa caixinha comprida, com vários bombonzinhos gelados.
Pois bem. Cosinhas do dia-a-dia, "peanuts" para os chineses, mas que ainda me chamam a atenção e gosto de dividir com vocês.
As "casinhas" para fumantes
Aqui na China (e também em alguns lugares do Vietnam) em shoppings, aeroportos e outros prédios públicos, existem umas espécies de cabines envidraçadas em que a pessoa entra e é permitido fumar lá dentro. Raul adora isso!!! Eu, nem um pouco!
China e Futebol
Como se não bastasse termos ouvido brincadeiras aqui na China de umas duas ou três pessoas dizendo: "Brasil, Ronaldo" kkkkkk; em homenagem ao "verdão" do Raul, encontramos um chinês palmeirense kkkkk. Bizarro!
Os dois dedinhos...
Já estamos nos acostumando a tirar fotos à moda chinesa: reparem como em todas as fotos da colagem abaixo tem gente fazendo pose com os dois dedinhos levantados. E isso é geral, pois crianças, jovens, adultos e idosos sempre fazem a mesma coisa. Muito divertido!!! Amei.
As árvores frondosas do Ano Novo
Temos visto várias "árvores" como essas na China, repletas de frutos e que representam a prosperidade e a fortuna, típicas do Ano Novo, que esse ano acontecerá no dia 18/02. Estamos ansiosos para vivenciar essa experiência e receber 2015 aqui do outro lado do mundo. Happy New Year!!!
Os taxis na China
Situação um pouco engraçada por aqui é andar de taxi. Quando o taxista aceita te levar e não te dá um "chega para lá" porque você é gringo ou porque a corrida é muita curta, em geral eles não falam nada e correm muito kkkk. E lá dentro do taxi você se sente numa verdadeira gaiola, porque tem essa grade estranha que separa o motorista do banco de trás... O que é bom é que as corridas são bem baratas por aqui, se levarmos em consideração o preço do taxi em São Paulo.
A fichinha do metrô
O metrô de Guangzhou funciona muito bem e cobre a cidade inteira, é limpo e rápido, os trens ficam 20 segundos com as portas abertas e o espaço de tempo entre um e outro é bem curto também, ou seja, você nunca precisa esperar muito. Possui 236 km de extensão e 144 estações, divididas em 8 linhas. Seu tráfego diário é de 5,6 milhões de passageiros por dia, em média. A capacidade operacional total está prevista para ultrapassar 600 km até 2020. Como em todos os lugares na China, é bem cheio, mas dá para se virar bem. O bilhete é bem interessante: uma fichinha verde que você compra num terminal automático (já calculando o valor pelo destino da estação para onde você está indo), encosta na catraca da estação de saída e devolve no destino. É a 9ª maio rede de metrô do mundo.
Os chinelinhos dos hoteis
Um detalhe engraçado aqui no Vietnam, em todas as cidades, são os chinelinhos que eles disponibilizam para os hóspedes nos quartos. É uma forma de oferecer um conforto, mas destaque-se que os chinelos são lavados e reutilizados (risos....) e os tamanhos são para o padrão oriental, ou seja, impossível de caber num pé 44 como o do Raul. Valeu colocar os chinelos para tirar a foto e deixar o registro!
Oferendas
Achamos interessante o fato de existir na entrada do nosso hotel em Hanoi uma estátua cheia de plantas, bananas, flores, água, refrigerantes, o que também existe em vários outros locais na cidade. Pesquisamos o significado das oferendas e descobrimos que este é um ritual budista para alimentar "espíritos famintos", significando, na verdade, cuidar de si mesmo, a fim de descobrir o contentamento e realizar o Caminho de Buda e encontrar paz e tranquilidade.
Esquisitices dos casamentos
Na esquina de um shopping extremamente luxuoso de Hanoi, o Trang Tien Plaza, vimos vários casais de noivos tirando fotos para seus álbuns de casamento na frente dos letreiros luminosos de marcas famosas, como por exemplo, Dior. Todas as pessoas passam, param para olhar, fotografam, sendo realmente curioso.
As motinhos de Hanoi
As motos estão por toda a parte em Hanoi, com seu trânsito caótico e a impressão de que você pode ser atropelado a qualquer momento ou um acidente pode acontecer. Mas nada disso acontece. Sem faixas de pedestres na maior parte dos pontos e sem faróis, o trânsito flui perfeitamente, ninguém se xinga, ninguém é atropelado e os índices de acidentes são baixos. O mais interessante é ver famílias inteiras nas motocas, como vimos hoje na frente do Museu da História Militar do Vietnam. Incrível!
A saída da escola
Perto das 18 horas vimos uma fila imensa de motinhos e a polícia organizando o trânsito e, então, nos demos conta de que se tratava do horário de saída de uma escola. Bastante bonitnho e interessante ver as crianças saindo e procurando seus pais naquela bagunça organizada de Hanoi e subindo nas suas respectivas motocas.
Tire seus sapatos
Por vários lugares em que passamos aqui no Vietnam, muito comum é a tradição de se tirar os sapatos na porta dos locais antes de entrar. O nosso hotel em Ho Chi Minh City não é diferente e também tem essa política. Deixe seus sapatos do lado de fora ou tire-os na porta e carregue-os até uma espécie de sapateira e deixe-os lá, mas jamais suba para os quartos calçado.
Fizemos algumas pesquisas para entender o significado e, pelo que nos consta, é uma forma de higiene material (evitar levar impurezas para o ambiente) e também espiritual, de purificação.