Uma das coisas que mais tem nos impressionado aqui é o fato de como as coisas parecem caóticas, mas funcionam direitinho (começando pelo trânsito de Hanoi). Tínhamos feito contato por e-mail com o pessoal do hotel Crystal para planejamento do nosso réveillon. Pois bem, após algumas trocas de mensagens e apresentação das opções, escolhemos fazer um pacote de 3 dias e duas noites, sendo uma no barco em Halong Bay e a segunda num bangalô em Monkey Island. E não é que tudo deu certo? Às 8:30h de hoje nos pegaram no hotel num micro-ônibus um pouco estranho, mas com um guia super simpático.
O percurso até o local de onde saem as embarcações é de 4 horas, mas nem é cansativo. Achamos super interessante ir conhecendo diversas paisagens vietnamitas, vendo algumas plantações de arroz, o comércio de rua, as pessoas, lendo as placas e não entendendo nada. Além do que fizemos uma parada num local que vende estátuas de mármore, roupas locais e tem uma lanchonete com banheiros para dar uma esticada.
Pegamos então um barco pequeno que nos levou até o barco Sea Sun, onde passaríamos a noite. O barco não tem nenhum luxo (existem opções de barcos maiores e um pouco mais estruturados para quem quer), mas o nosso supriu bem as necessidades (você pode comprar o pacote completo por volta de 300 dólares o casal).
Almoçamos, nossas bagagens foram direcionadas para os quartos e já saímos novamente em um barco menor para um passeio por Halong Bay (para variar, como tem brasileiro em todo lugar, encontramos no barco um professor de ginástica que está vivendo e trabalhando numa academia no Vietnam há 7 meses e já ficamos amigos).
Bom, a paisagem é indescritível e acho que não conseguiríamos explicar com palavras e nem mesmo as fotos vão conseguir retratar o quão esplêndido é este lugar.
A Baía de Ha Long (em português, "onde o dragão entra no oceano"), com cerca de 3.000 ilhotas de calcário que se elevam das águas, é a mais conhecida baía do Vietnam. A maior parte das ilhas não está habitada e possuem um número infinito de praias, grutas e cavernas. De acordo com a lenda, quando um grande dragão que vivia nas montanhas correu até ao mar, a sua cauda cavou vales que mais tarde foram enchidos com água, deixando apenas pedaços de terra à superficie, ou seja, as inúmeras ilhas que se avistam na baía. Halong Bay foi declarada patrimônio mundial da UNESCO em 1993.
Pudemos também andar de caiaque, o que foi extremamente divertido, mas se formos fazer uma análise bem rigorosa, não muito seguro kkkk.
E conhecemos cavernas lindas.
Com esse dia intenso, depois do jantar servido no barco, só uma cama para repor as energias e curtir o último dia de 2014.