top of page

"Uncle Ho", o grande heroi do Vietnam

O dia começou com mais uma tentativa frustrada de pegar um taxi na frente do hotel para visitar o Mausoléu de Ho Chi Minh, pois da outra vez que fomos ao museu, o mausoléu já estava fechado (só funciona das 9 ao meio-dia). O primeiro taxista simplesmente não quis nos levar e trocamos de carro (isso é bem comum por aqui kkkk, já estou me acostumando à rejeição dos taxistas).

Bom, a visita valeu muito a pena e tivemos bastante sorte pois chegamos lá por volta de 9:45h e havia pouca gente na fila para entrar (tínhamos visto que as filas costumam ser enormes, com turistas de todos os lugares do mundo e muita gente local também). Você precisa passar por um detector de metais para acessar o prédio e a entrada é gratuita. Logicamente é proibido tirar foto ou filmar, tem que ficar em silêncio e não pode entrar com shorts ou minissaia. Os guardas que cercam o local fazem uma fiscalização severa disso tudo.

O mausoléu é um grande monumento onde está o corpo embalsamado do líder vietnamita Hồ Chí Minh, preservado em um caixão de vidro no salão central do prédio localizado no centro da Praça Ba Ðình, o local onde "Uncle Ho", como é carinhosamente chamado, leu a Declaração da Independência, em 02/09/1945, que instituiu a República Democrática do Vietnã.

Os trabalhos de construção do mausoléu começaram em 1973 e a estrutura foi formalmente inaugurada em 29/08/1975. Ele foi inspirado no Mausoléu de Lenin em Moscou, mas tem elementos arquitetônicos vietnamitas distintos, como o telhado inclinado. O exterior é feito de granito cinzento, enquanto o interior é de pedra polida cinza, preta e vermelha. O pórtico do mausoléu tem as palavras "Chu tịch Hồ Chí Minh", que significa "Presidente Ho Chi Minh". A estrutura tem 21,6m de altura e 41,2m de largura.

A História diz que de fato Ho Chi Minh desejava ser cremado, pois seria "mais higiênico do que um enterro e também guardaria terras para fins agrícolas", com suas cinzas espalhadas nas colinas do norte, centro e sul do Vietnam. Porém, após sua morte ele foi embalsamado e foi construído o mausoléu para abrigar seu corpo. A União Soviética forneceu aos vietnamitas as tecnologias necessárias para o embalsamento e o caixão de cristal no qual o corpo está preservado.

Ao entrar, você tem que andar num passo frequente, pois os guardas te conduzem na fila e te direcionam. A sensação de ver o corpo do "Tio Ho" totalmente preservado, iluminado, com quatro guardas vestindo fardas brancas ao lado do caixão em posição de cerimonial é bastante emocionante. Você passa de um lado, na frente e do outro lado, saindo por uma porta ao fundo. Este passeio vale muito a pena e é obrigatório para quem vai a Hanoi, sem dúvida, pois representa muito para a história deste povo.

A praça em frente ao mausoléu é dividida em 240 quadrados verdes separados por 1,4m de largura. Os jardins em torno do mausoléu tem mais de 240 espécies diferentes de plantas e flores, de diferentes regiões do país. Tudo lindo! Conservação impecável!

Saindo do mausoléu você pode visitar o Palácio Presidencial de Hanoi, e os ingressos para acessar o local custam 25.000vnd (3 reais) por pessoa. O lugar é lindo, com um lago tranquilo, florido, e um luxuoso edifício em estilo colonial francês, onde viveu e trabalhou o líder vietnamita Ho Chi Minh, de 1954 a 1969.

No entanto, o prédio foi "rejeitado" por Uncle Ho, que declarou que não poderia viver em tanto luxo tendo em conta a situação do seu povo vietnamita. Assim, Ho Chi Minh City mandou construir uma pequena e modesta casa de madeira do outro lado do Lago Parque presidencial, em 1958, onde viveu até os últimos dias de sua vida.

A visita à casa de Ho Chi Minh simplesmente nos permite ver os cômodos, sem ser possível a entrada.

Saindo de lá fomos para a ponte vermelha sobre o Lago Lago Hoan Kiem. Você paga 30.000vnd por pessoa e acessa um templo muito bonito, com uma vista linda da cidade.

No caminho de volta, pausa para uma foto no Monumento aos Mortos.

Já famintos, paramos para um almoço no bom e velho Lotteria perto do lago. Tarde livre, porque um descansinho de vez em quando faz bem!

Para fechar a noite e o sábado, uma pizza com cervejinha

no Rock Store, afinal, temos que aproveitar os últimos dias de Vietnam...vamos sentir saudades daqui!

bottom of page