Bom, hoje pela manhã tomamos café no Starbucks (nosso hotel não tem café da manhã, mas também não podemos reclamar porque estamos ficando aqui nestes primeiros dias como "cortesia" do fornecedor) e almoçamos no McDonalds em homenagem ao mundo Ocidental kkkkkkkk.
Para não parecer que tenho sempre só coisas positivas da viagem, tem uma particularidade que eu ainda não tinha contado. Não só aqui na China, como em alguns lugares do Vietnam também, os banheiros públicos são um tanto quanto diferentes do que estamos acostumados (e aqui na China isso acontece em banheiros de shopping centers luxuosos, acreditem!).
Tem várias "casinhas" no padrão das fotos abaixo e somente uma lá no cantinho com um vaso sanitário normal, acho que para estrangeiro fazer número 2 kkkkkkk. A maioria dos banheiros não tem papel higiênico, então, desde o primeiro dia aprendi que tenho que andar sempre com papel ou lenços na minha bolsa!!!
Ah, também não temos acesso a Facebook, Google, bem como a um montão de outros sites... mas ok, nem tudo são flores!!!
No geral a cidade de Guangzhou me surpreendeu bem positivamente. Muito moderna, com prédios enormes, similar a São Paulo e com uma infraestrutura bacana (Raul comentou comigo que isso mudou muito de uns 4 anos para cá) então vamos aproveitar os dias que temos por aqui. Tem um Starbucks atrás do outro, muitas lojas de marcas famosas, muito luxo e excesso de consumismo (esse é outro fenômeno bem marcante na China). Por exemplo ontem, quando voltamos ao hotel com o "boss", fomos no carro novo que ele havia acabado de pegar. Um carrão chinês muito bonito (isso porque tínhamos andado no dia anterior na super Mercedes Benz da esposa dele).
Cantão ou Guangzhou está ao sul da China, a cerca de 120km de Hong Kong e possui aproximadamente 15 milhões de habitantes. É aqui que acontece a maior feira de importação e exportação do mundo, a Canton Fair, (da qual vamos participar em abril) e que movimenta média de 25 bilhões de dólares. A média anual de temperatura é de 22 graus Celsius, o mandarim é a língua oficial e o budismo a religião predominante.
Hoje a tarde tive a oportunidade de andar sozinha pelas imediações do hotel e não tive problemas em trocar dinheiro num banco chinês (peguei senha e tudo kkk) nem em fazer compras no supermercado, acho que cada vez mas ais pessoas por aqui estão se comunicando bem em inglês e a relação com o turista está mais tranquila, apesar de ter um monte de gente que ainda olha para mim e para o Raul na rua como se fôssemos extra-terrestres kkkk. Mas faz parte!!!
E esse foi nosso fim de dia de trabalho, com essa vista linda do quarto do nosso hotel, no 18º andar!!! Vamos ficar por aqui com noodles essa noite. Até mais, pessoal!!