top of page

E a vida segue seu curso...

Estes três últimos dias foram bem normais, de trabalho, estudos e rotina. Logicamente, o contexto é totalmente diferente, se levarmos em conta que cada manhã é um novo "flash" de lugares, costumes, pessoas e situações novas. Não tem um dia sequer desde nossa saída do Brasil que não tenhamos conhecido pelo menos uma pessoa nova, o que é incrível e enriquecedor.

Começamos a semana com uma montanha de ideias, trocas de emails com fornecedores, cotações, análises... Na segunda-feira fomos visitar um fornecedor de cadeiras do Raul em Foshan, uma cidade vizinha, o que foi super interessante para mim, vendo a matéria prima, os produtos, os trâmites de negociação, a fábrica em si... Na minha posição de advogada trabalhista, toda vez que adentro uma fábrica não consigo deixar de olhar as condições de trabalho, a ergonomia, a carga horária, enfim... coisas que fazia uma ideia pior para a China, me parecendo que as coisas mudaram um pouco e tudo aquilo que a gente ouvia antes sobre "trabalho escravo chinês" já não faz tanto sentido. Claro que os galpões são bem antigos, a produção é ainda meio manual, a maioria das pessoas que vi trabalhando eram mulheres, mas as coisas tem se modernizado.

Pois bem, no caminho de volta da empresa (lembrando que nessas visitas é praxe os donos das fábricas disponibilizarem um carro com motorista para buscar e levar os clientes, mas esse motorista nunca fala inglês), o motorista parou e falou várias coisas que não entendemos. Então o Raul percebeu que ele ia encostar o carro para fazer xixi...kkkkk. Sim, simples assim, ele estava apertado e parou para fazer xixi. Como eu sempre uso o ditado para o Raul: "em Roma, aja como os romanos", ele agiu kkkkk. Deu uma risadinha e desceu, pois também estava apertado. A cena foi bizarra kkkkkkkkkk (notem que bem no cantinho direito da foto temos o "driver" hahahahahahaha).

Bom, no mais, não tivemos almoços nem jantares significativos, tampouco bizarros.... Apelamos novamente para o McDonalds e Pizza Hut em algumas ocasiões, encontramos um supermercado show chamado "Taste", com todo tipo de comida, vinhos, queijos, cervejas, biscoitos, chocolates de vários países do mundo, meio que uma mistura de St Marche com Empório Santa Luzia.

E assim, a vida segue seu curso...


bottom of page