top of page

Life in China

E a vida vai seguindo na China... os últimos dias foram de trabalho intenso, com direito a outra visita a um fornecedor na quinta-feira pela manhã e meu primeiro contato com o metrô de Guangzhou, que diga-se de passagem é excelente! Muito fácil de se achar e as linhas cobrem a cidade toda. Claro que está sempre lotado como em todo e qualquer lugar por aqui, mas funciona muito bem e as pessoas meio que já se acostumaram naquele fluxo enorme e impuseram suas regras.

Bom, ao chegarmos na estação, conforme combinado com a vendedora da empresa (optamos por esse meio de locomoção porque o trânsito é muito intenso pela manhã e demoraríamos muito para chegar), ela já estava na catraca de saída nos esperando, super simpática. Pois bem, após todas as negociações, visita à fábrica, inspeção da mercadoria e bate-papo com o "boss", fomos para o tradicional ritual do chá chinês e o nosso foi preparado pelo "braço direito" do boss, o que também é comum aqui, pois todos os chefes tem uma pessoa que é seu motorista e uma espécie de "faz tudo".

Seguindo o ritual, essa pessoa deve demonstrar felicidade e prosperidade, usando xícaras especiais num ambiente confortável e limpo, agradável, com a escolha de uma erva também especial. Pesquisei um pouco sobre o assunto e vi que essa é uma forma de aguçar todos os sentidos e ampliar o convívio social, ao se degustar calmamente uma bebida milenar. Vi também um provérbio chinês que particularmente adorei, que diz assim: "Espero que da próxima vez, em vez de lutarmos, possamos tomar chá juntos".

Na sexta-feira fomos a uma outra fábrica em Dongguan, a 2 horas de Guangzhou, mas dessa vez fomos pegos no hotel pela vendedora e pelo "faz tudo" do chefe kkk, a propósito, num carro zerinho ainda cheirando a novo que ele tinha acabado de comprar (reforçando aquele post anterior em que falávamos das novas posturas de consumo dos chineses). Na volta passamos pelo escritório deles em Guangzhou e foi bem bacana porque pela primeira vez pude ver ao vivo (e funcionando) uma impressora 3D, que eu só tinha visto na internet e lido bastante sobre o assunto nos meus estudos de Direito Digital.

Saindo de lá no fim da tarde, a vendedora fez questão de nos levar para jantar (já que o almoço não tinha sido dos melhores, pois na região da fábrica que visitamos não tinha nada muito atrativo). Como nos pediu sugestão e o Raul sabia que ali bem pertinho do escritório deles fica uma das unidades do Latin Grill brasileiro, fomos para lá. Foi muito bom comer um churrasquinho de novo, arroz e feijão preto, couve, farofa e até um pastelzinho com polenta frita, além de ouvir a banda tocando música brasileira... muito bom! Esta unidade é bem melhor que a do shopping em que fomos da primeira vez, valeu a pena!!!

Vale destacar que tudo está decorado para o Ano Novo Chinês, feriado mais importante para eles, quando todas as pessoas vão para suas cidades natais visitar seus familiares e todas as tradições ficam ainda mais aparentes. 2015 é o ano do Carneiro e o feriado vai do dia 17 a 28/02.

Saindo de lá, passamos pelo Starbucks para um café e quase tivemos um colapso kkkk. Recebemos uma mensagem do fornecedor dizendo que estavam tentando nos contatar e não haviam conseguido, mas nossas diárias no hotel se encerravam naquele dia. Eu tinha feito a contagem errada e simplesmente saímos correndo para pegar um taxi com medo de que pudessem ter nos expulsado e tirado nossa bagagem do quarto. Chegando lá, não teve jeito: tivemos que pagar outra diária, mas conseguimos ficar mais uma noite e tudo deu certo...ufa! Já conseguimos também antecipar o booking do próximo hotel em que ficaremos, perto do complexo da Canton Fair.

E depois de todo o stress, para comemorar a sexta-feira, fomos a um pub muito bacana, o Hooley's Pub, com bons drinks e muito boa música. Fechamos a noite ouvindo rock com uma banda da Indonésia, de repertório muito bom e uma cantora de voz extraordinária, que eu até tietei com uma fotinho e bati um papo breve.

Hoje ao meio dia fizemos nosso check out e viemos para nossa nova morada chinesa, o Hee Fun, que é uma espécie de flat (apartment hotel), muito legal, confortável e super bem localizado ao lado do metrô. Almoço no Subway, muita preguiça de sair porque hoje está realmente muito frio e noodle no jantar, com a organização de um montão de coisas.

E em solidariedade ao pessoal em São Paulo, recebemos uma cartinha avisando que da meia-noite às 6h haverá uma manutenção aqui e ficaremos sem água!! :(


bottom of page