top of page

A típica família chinesa

Hoje, o dia começou muito frio e nosso café da manhã foi biscoito Oreo com chá chinês (é o que tem pra hoje!!!), pois nem deu vontade de sair na rua para procurar algo para comer.

Pois bem, após uma manhã de trabalho (afinal, nosso projeto tem sempre que conciliar lazer e vida normal), saímos para almoçar com nosso amigo, sua filha e sogros (que também estão passando o feriado aqui nessa cidadezinha). Fomos novamente a um típico restaurante chinês (que medo!!!), mas a experiência foi melhor. Comemos peixe e frutos do mar bastante frescos e saborosos, sem maiores percalços.

Mas o mais interessante foi poder ver e participar do dia de uma família tradicional chinesa (pai, avós e a netinha) e perceber que pode mudar totalmente a cultura, mas as brincadeiras, o carinho, os cuidados e mimos são os mesmos. Muito simpáticos todos! Adoramos a experiência.

Após o almoço fomos visitar alguns pontos turísticos da cidade. Xiamen é uma cidade da província de Fujian e tem uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes e ocupa uma extensão de 1.565 km². A cidade foi fundada no ano de 282. No ano 1387, a dinastia Ming converteu-a em base para lutar contra os piratas. Foi o principal porto utilizado pelos europeus em 1541 e o de maior utilização para a exportação de chá durante o século XIX. O município de Xiamen compreende a ilha de Gulangyu, importante ponto de turismo, que provavelmente visitaremos amanhã. O lugar é muito bonito e no mar, ao fundo, se pode avistar Taiwan.

Após um passeio pela orla, fomos a um parque muito bonito, imenso, com todos os tipos de atração (destaques na foto abaixo). Idosos se exercitando e meditando, animais numa espécie de mini zoo, templos, playground e espaço kids, onde as crianças podem literalmente pescar os peixinhos vermelhos numa piscina e levar o produto da pescaria para casa. No mais, muito verde, lagos, flores e gente por todos os lados!!!

Achamos interessante este muro vermelho na foto abaixo, bem na entrada do parque, que contém a palavra "sorte" escrita em diversos tipos de grafia, representando os variados povos que originariamente compunham o país.

No meio do parque, vimos um grupo de idosos chineses se divertindo com um jogo típico, que me arrisquei a tentar entender com o Jerry. Muito bacana ver o estilo de vida calmo e saudável da terceira idade chinesa.

Depois fizemos uma pausa para o café num típico lugarzinho chinês, mas com opções boas de cafés e chás. Para uma tarde fria como a de hoje, caiu muito bem o chá de gengibre que o Raul tanto ama. Engraçado é que como o Ano Novo ainda não veio por aqui, vários lugares ainda estão decorados para o Natal kkkkk.

De volta ao hotel umas 17 horas, mais trabalho e alguns contatos. Para fechar a noite, por volta de 21 horas, saímos para uma espécie de centrinho em Xiamen. Lugar muito bacana, que nos surpreendeu positivamente. Muita gente circulando e consumindo, barraquinhas com comida típica chinesa e lojinhas muito bonitinhas.

A moda por aqui são estas coroinhas de flores, bem típicas, sendo que todas as mulheres e crianças circulam com isso. Não podia deixar de comprar uma também, claro. Muito bonitinha!

Depois de comer um monte de "comidinhas" típicas (só eu e o Jerry, porque o Raul sempre usa a desculpa de que não come frutos do mar e escapa de provar a tradicional culinária chinesa.... Já eu não ligo nem um pouco, provo tudo que aparece kkkkk) fomos para um bar super, super legal chamado "7 Seven". O que nos chamou a atenção foi um gringo cantando Hey Jude e resolvemos entrar. Ambiente show, com boas opções de bebidas e um mojito delicioso!

Depois de um bom bate-papo e alguns joguinhos típicos chineses, como o de queimar o guardanapo até ver quem deixa o dado cair primeiro dentro do copo (kkkkkk sim, é verdade!!!), o cantor veio conversar com a gente.

O cara é do Canadá e uma figura engraçadíssima. Vive há um bom tempo aqui e também já morou em Taiwan, fala mandarim e tem um negócio de waffles em Xiamen. Conversamos bastante e depois da apresentação, juntamente com sua namorada chinesa, ele nos convidou para esticar num outro bar de uns alemães, bem pertinho e também muito bom, com boa cerveja 'pale ale'. Foi uma noite muito agradável, com novos lugares, pessoas e experiências diversificadas. Isso realmente não tem preço!


bottom of page