Estamos perto do Ano Novo chinês. Feriadão!! Guanghzou está um pouco mais vazia porque muitas pessoas se deslocam para as cidades em que residem suas famílias. Mas não podemos esquecer que estamos falando de China, com mais de 1 bilhão de habitantes, logo, o "vazio" é um pouco relativo ... tem chinês pra burro por aqui ainda kkkk.
No domingo pegamos o metrô e fomos conhecer um dos pontos turísticos da cidade, a Shang Xia Jiu Pedestrian Street, que é uma rua em que não passam carros, com mais de 300 lojas e tem uma estação específica do metrô na Linha 1 que cai direto lá, a Changshou Lu.
A vizinhança possui prédios bem antigos e é semelhante à Beijing Road, com vários shoppings nas imediações, cheio de gente consumindo (como sempre!!), parecendo uma enorme 25 de março em alguns pontos. Valeu mais uma vez a experiência. E logicamente tem Starbucks para o Raul kkkk.
Na segunda-feira tivemos um dia bem regular (bom, a vida é bem diferente aqui e tem um monte de coisas novas, mas segunda-feira é segunda-feira em qualquer lugar e também temos nossos momentos de rotina, de problemas, de preocupações, enfim... nem tudo são flores!). Fizemos uma caminhada pela manhã, trabalhamos no hotel a tarde toda e nada mais!
Interessante destacar que estamos a apenas dois dias do Ano Novo e a cidade está cada dia com menos pessoas e menos carros nas ruas ... Tudo está bem bonito, decorado e cheio de ovelhinhas por todos os lados.
O engraçado é a celeuma que se instala na China sobre o animal que representa o ano 2015: cabra, ovelha ou carneiro? A dúvida ocorre porque o caractere chinês para o 8º dos 12 signos do zodíaco é o "yang", que pode se referir a todos os animais em questão. Isto porque o signo surgiu na dinastia Shang (1600-1046 a.C), quando os chineses não diferenciavam estes animais nem no vocabulário nem nos seus rituais de sacrifício. A maioria dos especialistas, pois, tendem para a cabra, representando a capacidade dos chineses em sobreviver em situações difíceis. Na verdade, pouco importa o animal, mas muitos chineses levam bem a sério a questão das superstições e acreditam que cabra ou ovelha podem representar o infortúnio, por se tratar de animais submissos, destinados ao abatedouro. Isso influenciou até mesmo as programações de nascimento das crianças, sendo que uma pesquisa noticiou recentemente que os nascimentos neste ano cairão em pelo menos 30%. Louco, não? Na dúvida, Raul e eu adotamos este ano como o do carneiro.
Hoje saímos cedo para trabalhar no Costa Café e o metrô está bem mais vazio, tudo em clima de feriado, com as famílias almoçando nos restaurantes e comemorando a chegada do Ano Novo lunar chinês num ritmo mais tranquilo. Um dos shoppings perto da estação Shipaiqiao do metrô, no bairro Tianhe, está com uma decoração bem bonita do Mickey, nas versões antigas e mais novas do personagem, alguns vestindo roupinhas chinesas.
That's all guys!! See you!