top of page

A cosmopolita Bangkok!

Hora de conhecer Bangkok, ou Banguecoque (em português), que é a capital e cidade mais populosa da Tailândia, além de ser o principal centro financeiro, corporativo, mercantil, cultural e histórico do país e um dos principais destinos turísticos do mundo. É a décima cidade mais populosa da Ásia e a vigésima mais populosa do mundo. Situada à margem esquerda do rio Chao Phraya, nas proximidades do Golfo da Tailândia, a cidade possui cerca de 8,3 milhões de habitantes, 95% budistas, sendo classificada como a 22ª cidade mais populosa do mundo.

Apesar disso tudo, a desigualdade de renda é notável em Bangkok, havendo o contraste nítido entre ricos e pobres, sendo possível se observar habitações precárias (estilo cortiços e favelas) e de luxo ocupando praticamente o mesmo espaço urbano. E foi justamente o rápido crescimento da cidade, associado ao pouco planejamento e regulação do urbanismo, que resultou nessa paisagem desordenada e no alto congestionamento do tráfego (o trânsito é travado!!!), atrelado à grave poluição do ar na década de 1990, quando o investimento no transporte público e metrô, principalmente, foi uma tentativa de amenizar o problema. Com todos os seus prós e contras, é certo que a cidade encanta!

E hoje cedo fomos conhecer a nossa vizinhança, em busca dessas constatações. Caminhamos em direção ao rio Chao Phraya (o sol estava escaldante) e nas suas margens, onde tem um monte de restaurantes agradáveis e o píer 13 (Phra Arthit) e, ainda, uma praça linda e tranquila, onde os gringos e locais se misturam, fazendo meditações, leituras, caminhadas, tudo isso com um templo bem pertinho também.

Comemos frutas nas barracas de rua e pude conhecer finalmente os famosos tuk-tuk da Tailândia!

Procuramos então um lugarzinho para almoçar (nossa, como o calor cansa!!!) e tomar uma cervejinha merecida. Achamos um cantinho fofo, cheio de estrangeiros, com um cardápio delicioso, chamado Madame Musur Bar & Restaurant e acabamos ficando por lá comendo, bebendo e observando o movimento do local por um bom tempo. Os preços são bastante acessíveis e o atendimento muito legal. Recomendamos!

Caminhamos mais um pouco pelas imediações e retornamos ao hotel para trabalhar e colocar nossas coisas em ordem. Afinal, temos vários dias aqui para fazer tudo com calma. A Tailândia promete!!!


bottom of page