Ontem fechamos nosso passeio para as ilhas Phi Phi, lugar que estávamos muito ansiosos para conhecer. Depois de ler várias coisas sobre o local, resolvemos tirar nossas próprias conclusões e fizemos um daqueles pacotes de dia inteiro através da recepção do hotel e conseguimos um preço muito bom: 1200 baht por pessoa, com tudo incluído (transporte, almoço e visita aos principais pontos de Phi Phi). Logicamente sabíamos que seria mais um daqueles dias muito corridos, mas se não fizéssemos isso não conheceríamos a ilha, então, vamos lá!! É só tomar uns Red Bull e seguir firmes na jornada.
A van nos pegou no hotel às 8 horas e fomos para uma espécie de píer de onde saem dezenas de barcos para os passeios. Lá eles te orientam sobre o roteiro do dia e te direcionam no seu grupo.
A viagem numa lancha de alta velocidade dura uma hora.
A primeira parada é feita em Phi Phi Leh, mais precisamente em Maya Bay, onde foi rodado o filme "A Praia", com o Leonardo di Caprio. O lugar realmente é lindo e paradisíaco, mas você toma um choque com a quantidade enorme de turistas e barcos e com aquela muvuca toda numa prainha pequena, com uma faixa de areia estreita, o que dá uma apagada no brilho do lugar.
Mas vale a pena conferir e fazer umas fotos, claro!
Mesmo porque, o azul e a transparência da água impressionam, sendo que os paredões imensos de calcáreo dão um toque ainda mais especial.
De lá seguimos para ver os macaquinhos em Monkey Beach. Apareceram vários deles quando o rapaz do nosso barco começou a jogar bananas. Sper engraçado, eles pegam as bananas no ar, descascam, jogam as cascas fora e comem rapidamente as frutas, fazendo gracinha para o público.
Depois disso, fizemos uma pausa de uns 30 minutos para snorkel. Não desci, mas o Raul conseguiu ver vários peixes lindos. Quando jogamos pães do barco, deu para ver um montão de peixes de várias cores aglomerados. Lindo!
Paramos então para almoçar em Tonsai Bay e de lá seguimos para Khai Island, lugar que tivemos mais tempo para pegar praia, descansar um pouco e fazer mais fotos. A praia é bem bonita, mas logicamente lotada de turistas e barcos.
Mas a água é cristalina e transparente e o sol maravilhoso, como em toda parte na Tailândia!!!
Por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de lembrar que há 10 anos aconteceu o tsunami que devastou as ilhas Phi Phi. Como resultado da catástrofe, as ilhas ganharam um sistema de sinalização de rotas de escape, algumas ruas foram alargadas para facilitar o escoamento em situações de emergência, escolas e empresas realizam treinamentos e simulações periodicamente, testando a eficiência do sistema e das vias de evacuação. A placa na praia faz lembrar aquele episódio triste ocorrido em 26 de dezembro de 2004.
Nossa dica para quem vai a Phuket e pretende conhecer Phi Phi: procure ficar uns 3 dias por lá, porque tem muita coisa para fazer e conhecer e você pode programar o roteiro à sua maneira. Mas, ainda que de forma apressadinha, valeu muito a pena conhecer este paraíso.