top of page

Haja história para esse país!!!

Meu roteiro de hoje foi feito sem o Raul, afinal, alguém tem que trabalhar nessa família...kkk.

Brincadeiras a parte, pela manhã fui ao Bangkok Local Museum, que fica bem pertinho do nosso hotel. Ele é bem simples e a entrada é gratuita. Você precisa tirar os sapatos para adentrar uma casa de madeira antiga em estilo tradicional tailandês (mas muito bem conservada) de dois andares, onde ficam peças e fotos, contendo informações sobre a cidade, sua arte, cultura e desenvolvimento. Essa casa serviu de residência para o guarda real Phraya Borirak Ratcha, no período dos reis Rama V e VI.

Depois fiz uma longa caminhada por essa mesma rua do museu, aproveitando para observar a vida dos cidadãos de Bangkok e suas rotinas. Vi várias pessoas trabalhando no comércio de rua e nos mercados, bem como templos, universidades, escolas, prédios públicos, tirei algumas fotos na National Library (prédio bem bonito) e sobre o rio Chao Phraya. Vou sentir muitas saudades de Bangkok, lugarzinho que considero realmente especial.

Já voltando para o hotel, estiquei até o Santi Chaiprakarn Park, parque que foi construído em torno do Phra Sumen Fort e proporciona uma vista linda para o rio (o píer 13 situa-se nesse ponto), com um ambiente super tranquilo e cheio de turistas e locais descansando nos bancos e gramados. Há também pessoas se exercitando, lendo, meditando, crianças brincando e é realmente um lugar bem agradável em meio à bagunça urbana.

O Phra Sumen Fort é outro ponto incrível, sendo um dos dois únicos fortes cercado de canhões que remanescem das construções do reinado de Rama I para proteger a cidade. Infelizmente você não pode subir no forte, mas é bem legal ver um monumento datado de longa data e que guarda tanta história (estamos falando de uma construção no período do reinado de 1782 a 1809).

E continuando na linha histórica, depois do almoço resolvi conhecer o The National Museum Bangkok, lugar que recomendo!!! Fica perto do Grande Palácio, ao lado do National Theatre e você paga 200 THB para entrar, mas cada centavo é super válido (dica: ao lado da bilheteria tem uma lojinha com itens fofos típicos do país e bem baratos).

O museu foi fundado em 1874 pelo Rei Rama V e é imenso, com arquitetura típica tailandesa, vários prédios e complexos diferentes, coleções de arte, objetos descobertos em ruínas e recuperados em sítios arqueológicos, bem como objetos cerimoniais e detalhes das batalhas e de todos os reinados da Tailândia. Umas 3 horas são necessárias para visitar tudo.

Há inúmeras imagens de Buda, Ganesha e outros ícones típicos das tradicões orientais espalhados pelas diversas salas de artes do museu, datadas de variados séculos.

Gostei muito do galpão dedicado aos cerimoniais fúnebres, com várias carruagens muito altas e ricamente decoradas.

E por fim, um ponto muito bonito dentro do complexo do museu é a Buddhaisawan Chapel, um templo com uma enorme imagem de Buda iluminada e com uma decoração maravilhosa nas paredes, portas e janelas. Você precisa tirar os sapatos para entrar. O lugar é lindo e transmite muita paz.

Ufa!! Quantas informações para um único dia! Realmente tem muita história nesse país...

bottom of page