Depois de alguns dias fora do ar, em razão da dificuldade de conexão e do transcorrer da nossa rotina chinesa sem muitas novidades, finalmente ontem foi o primeiro dia da Canton Fair, a maior feira de importação e exportação internacional que acontece aqui em Guangzhou duas vezes por ano, sendo uma em abril e outra em outubro. Esta é a 117ª edição da feira, que acontece desde 1957 e que já é velha conhecida do Raul desde 2008, mas para mim é um evento totalmente novo.
Saímos cedinho do hotel, que disponibiliza um ônibus para o transporte até o complexo em que acontece a feira. Chegando lá, por causa da minha estreia no evento, passamos por toda a burocracia de registro, fotos, confecção de crachá, etc... Uma muvuca danada.
Devidamente inscrita como "buyer", passamos pelo detector de metais e as bolsas pelo raio-X, sendo o controle de segurança bem rígido. Entramos num dos pavilhões da feira e a primeira impressão do Raul, talvez em função da crise econômica que o mundo atravessa, é de que esse ano há menos participantes, mas para mim isso aqui está mega lotado kkkkk. E lotado de gente de toda parte do mundo, com todos os tipos de roupas representativas das mais variadas culturas, homens e mulheres, comissões de empresários, famílias, funcionários representando empresas...o que é bem legal de se ver.
Os stands são bem organizados, com os chinesinhos sempre trabalhadores e dispostos a atender seus potenciais clientes e fazer bons negócios. Tem sempre balinhas, chocolates, docinhos nas mesas dos stands, o que eu gostei kkkkkk (embora hoje eu tenha colocado uma bala na boca que tive que sair correndo para cuspir enquanto o Raul dava risada: bala de durian, uma das frutas mais fedorentas que existem no mundo, tipo a nossa jaca. Para vocês terem ideia, é uma fruta muito popular na Ásia e em alguns hoteis há placas na porta dos frigobares proibindo que se guarde durian lá dentro, porque o cheiro nunca mais sai kkkkkkk). Acho melhor prestar bem atenção nos inocentes docinhos a partir de agora...
Bom, há fornecedores de todos os segmentos que se imagina (vale lembrar que essa é a primeira fase da Canton Fair, que termina no dia 19/04, mas até o final do mês ainda há mais duas fases, esgotando todos os setores de comércio, desde coisas pequenas até grandes maquinários).
O complexo é gigantesco e realmente é uma maratona cansativa de trabalho, porque você anda muito o tempo todo e acha que nunca vai conseguir ver tudo o que precisa... Perdemos a conta de quantos quilômetros andamos entre ontem e hoje, quantos cartões trocados e emails já recebidos. No fim do dia, por volta de 18 horas, o ônibus sai do local da feira e retorna para o hotel.
Há vários cafés, lanchonetes, Starbucks, McDonalds, comida chinesa, em enormes praças de alimentação que ficam super cheias na hora do almoço. Realmente é um mundo inteiro reunido!!
Amanhã tem mais, estaremos focados nisso até domingo, quando finaliza a primeira fase. Ainda tem muita coisa bacana para ver e muitas ideias!!! E que venham bons negócios da China!