top of page

Alugar um apartamento na China e ter uma vida típica chinesa: afinal, como é isso?

Queridos amigos leitores, não estamos mais postando com tanta frequência porque estamos vivendo temporariamente um momento de rotina e vida normal em Guangzhou, sendo que os acontecimentos não são mais tão novidade assim. Depois de um tempo vivendo num lugar você começa a ficar mais em casa, trabalhar mais, ir nos mesmos restaurantes, supermercados, cafés e a fazer tudo meio igual, o que é normal e necessário para a vida de todo mundo. Estamos fazendo um pit stop para retomarmos nossas andanças e conhecermos mais alguns países até o final do ano.

Pois bem. Como contamos no post anterior, estávamos buscando um imóvel para alugar e conseguimos um apartamentinho bem bacana no distrito de Pazhou, ao lado do metrô Wanshengwei, pois não aguentávamos mais andar para lá e para cá com todas as nossas malas e viver de voo em voo e de hotel em hotel. Mudamos hoje para o nosso apê novinho de 55m2 (somos os primeiros moradores), num condomínio que está crescendo agora e já tem um montão de gringo vivendo por aqui. Essa era a nossa mudança, que arrastamos pelo metrô:

Para chegarmos até aqui, a experiência foi a mais bizarra possível: começamos a trocar emails com corretores de imóveis e após ver alguns lugares, fechamos com um deles para olhar um aqui no nosso condomínio. Acabamos nos desencontrando dele na saída do metrô e achamos, por acaso, uma chinesa cheia de chaves na mão que nos perguntou (em chinês kkk) se queríamos ver um imóvel e nos indicou um garoto (também chinês falando chinês kkkk) para irmos com ele num dos prédios. Nesse meio tempo estava passando um gringo (argentino) e perguntamos se o local era bom e ele nos recomendou morar aqui e disse que era seguro, agradável, limpo e com bastante estrangeiros. Naquele mesmo dia (sexta-feira) vimos uns 5 apartamentos do mesmo dono e acabamos negociando e fechando um deles no 34º andar (sim, é bem alto!!!!) por um preço bem acessível. O engraçado disso tudo é que o corretor não falava inglês, muito menos o dono dos apartamentos, mas eu e o Raul fizemos toda a negociação, inclusive de preço, data de mudança, prazos, forma de pagamento de contas, wifi, combinamos a assinatura do contrato, tiramos dúvidas, tudo direitinho (nem nos perguntem como, mas a coisa simplesmente fluiu super bem kkkkkkkkkkk).

E como na China tudo funciona e se resolve em qualquer dia da semana, ontem (sábado) fomos ao escritório do dono do apê com o corretor (que resolveu arranjar um assistente que fala inglês mais ou menos) e tudo correu da forma mais tranquila possível, claro que dentro dos moldes chineses, cheio de burocracias e com um staff de umas 8 pessoas para uma simples assinatura de contrato e pagamento do aluguel. Importante ressaltar que nessas horas, o know how de um advogado não significa nada quando o contrato tem 6 páginas escritas em chinês kkkkk.

Mas o nosso amigo chinês (e nosso salvador), o Jerry, nos ajudou em tudo. Conversou por telefone com o proprietário e esclareceu algumas dúvidas que ainda tínhamos, bem como leu o contrato para nós (enviamos a foto do documento por mensagem) e nos tranquilizou para fecharmos o negócio. A locação tem prazo de 6 meses.

Com isso, logo após a mudança, tivemos que ir ao supermercado comprar simplesmente tudo, desde lençois até produtos de limpeza e comida. Fomos ao Metro Store, que fica na estação de metrô Keyun Lu e nós super recomendamos. Tem absolutamente tudo de todas as marcas e partes do mundo e também é cheio de estrangeiros. Fizemos inclusive a carteirinha de compradores, realmente numa pegada de total "real life" chinesa. Na saída, conseguimos pegar um táxi e nos viramos bem na indicação do nosso novo endereço, que já deixamos anotadinho no celular.

Ufa! Que fim de semana cansativo, mas fica a mensagem de que logicamente a língua dificulta muitas coisas, mas quando você vai atrás consegue concretizar uns negócios da China por aqui... risos. Agora, para regularizar tudo direitinho, teremos que nos registrar na Polícia local para obter um documento de residência temporária, o que faremos com acompanhamento do proprietário do nosso apê.

Por hoje é só!! Boa semana para todos!!! Até breve!

bottom of page