Hoje gostaríamos de deixar 3 dicas para quem pretende morar fora e conhecer mais profundamente um país com cultura e língua muito diferentes, mas tem certo receio se isso é possível, até mesmo no que diz respeito às coisas mais simples e rotineiras. Pois bem, vamos lá:
Dica #1: Não tenha vergonha de pedir ajuda, os chineses são super solícitos!
Hoje é dia de pagar nosso aluguel. Apenas com uma foto do número da conta do proprietário do nosso apartamento e obtendo a informação na escola de mandarim sobre onde poderíamos fazer um depósito no Banco ABC (sim, também achamos estranho, mas é isso mesmo kkk), nos dirigimos ao terminal eletrônico mais próximo e isso foi totalmente possível.
É claro que as coisas na China hoje estão bem mais fáceis e a máquina tem a opção em inglês, mas no final da transação isso não foi suficiente. Quando terminamos de inserir os números, apareceu para confirmarmos se o beneficiário era mesmo um nomezinho em chinês (????!!!!!). Raul (que diga-se de pasagem, é bem mais despachado que eu para essas coisas) aproveitou que na máquina ao lado havia uns técnicos do banco consertando o equipamento, ligou rapidinho para o proprietário e passou o telefone para o moço, pedindo para que ele nos ajudasse a confirmar o que estava aparecendo na tela. O moço falou algumas palavras, fez sinais positivos com a cabeça e nos deu o ok para prosseguirmos com o depósito, depois de confirmar que a conta estava correta. Simples assim!
Depois disso, basta colocar o dinheiro todo dentro da máquina e ela mesma conta as notas e confirma o valor que está sendo depositado, emitindo o comprovante. Mais uma tarefa que parecia mega difícil e foi concretizada!!!
Dica #2: Quem procura, acha!
Já estamos super familiarizados com supermercados por aqui. Dia desses estávamos com muita vontade de fazer um brigadeiro. Achamos leite condensado num mercado chamado Guangzhou Friendship Store, que é muito bom e tem vários produtos importados, mas não tínhamos a mais remota ideia de onde encontrar chocolate em pó. Joguei a palavra no meu tradutor do aplicativo do celular e mostramos para o atendente, que nos indicou a prateleira certa. Olha só o resultado, ficou uma delícia...
Dica #3: Explore novos lugares e conheça pessoas o tempo todo!
Uma das coisas mais interessantes por aqui é a oportunidade que temos de conhecer a cultura local, a vida cotidina das pessoas. Quase todos os dias nos deslocamos de metrô e volta e meia trocamos umas palavras com alguém ou recebemos o sorriso de alguma criança (que sempre fala "hello" para a gente kkk). Hoje dentro do trem brincamos com uma garota que estava carregando um coelho numa sacola (sim, eu juro!!! kkk) e foi super simpática.
Claro que você também depara com os costumes um pouco esdrúxulos, mas que são intrínsecos à cultura local, como por exemplo as cusparadas no chão (sim: homens, mulheres, jovens e crianças fazem isso) que hoje já não nos espantam tanto, mas confesso que ainda me assusto. Fui procurar saber o motivo e descobri que essa é parte da filosofia de Confúcio, que acredita que você não deve "guardar" nada em seu corpo que precisa ser expelido. Pois bem, respeitemos as variações culturais e fiquemos com o que nos convém.
No mais, tentamos ao máximo levar uma vida normal e seguir os costumes. Fazer carteirinha num supermercado grande, tomar cafezinho grátis na entrada, achar produtos do Brasil nas prateleiras, comprar remédio, passar no mercadinho tipicamente chinês do nosso condomínio para comprar alguma coisa que falta em casa e arranhar um "mandarim para principantes" kkk com a mocinha do caixa, usar transporte público, conhecer a cidade de ponta a ponta e todas as linhas do metrô, brincar com os cachorrinhos dos moradores do prédio no elevador, enfim, viver intensamente o que hoje é parte da rotina, mas que com certeza deixará saudades.
Um abraço a todos!! Voltaremos a nos falar em breve.