top of page

Sábado de meditação

E hoje ficamos com vontade de "turistar" pela cidade. Começamos por um templo para acalmar os ânimos. Pela linha 1 do metrô de Guangzhou, descendo na estação Ximenkou, você caminha alguns minutinhos e chega ao Bright Filial Piety Temple (Guangxiao Si).

Mas antes do templo, bacana mesmo é caminhar pelas ruazinhas do local e aproveitar a paisagem que representa a verdadeira China numa pegada mais tradicional. Bem diferente dos mega prédios que estamos acostumados a ver todos os dias.

A fachada do templo é bem bonita e simples. Você precisa pagar 10RMB por pessoa para entrar.

Lá dentro o ambiente é de paz, com várias pessoas meditando e acendendo incensos. Você pode ver também os monges e há algumas imagens de Buda e outras santidades espalhadas. Dá para ouvir o canto dos pássaros e uma musiquinha bem suave em meio à confusão que é a rua lá fora. Vale a pena a visita, sendo suficiente o tempo de 1 a 2 horas.

De lá seguimos caminhando até chegar à Yide Lu, onde fica o outro ponto que pretendíamos visitar, a Sacred Heart Cathedral de Guangzhou. A caminhada durou uns 20 minutos debaixo de um sol escaldante (lembrem-se que o verão aqui é bem intenso e rigoroso, fazendo em média 35 graus todo dia, com algumas fortes pancadas de chuva e é preciso se manter hidratado com frequência), mas valeu a pena. Há vários mercados no caminho, lojas de notas e moedas antigas, de temperos, grãos, peixes secos, e até de importados. Detalhe: encontramos até biscoitos de chocolate da marca "Renata", brasileiríssima.

Chegando à catedral, ficamos deslumbrados com o que vimos, principalmente por estarmos falando da expressão do catolicismo na China, lugar em que não se espera tanto ver esta tradição religiosa.

Tivemos a sorte de entrar bem no momento em que estava acontencendo uma missa. Muito bacana ver os fieis chineses, o padre chinês e a missa sendo rezada no idioma deles. Tirando isso, tudo segue rigorosamente o rito que estamos acostumados a ver no Brasil. As mulheres usam um veu branco e pode-se perceber famílias inteiras na igreja, inclusive idosos e crianças. O máximo foi ver a Bíblia Sagrada em chinês!

Como dica para acessar a Catedral, se você chegar nela diretamente pelo metrô, pode pegar a Linha 6 e descer na estação Yide Lu e estará bem pertinho.

Bom, saindo de lá passamos por várias lojas que existem nas imediações que vendem tudo que se pode imaginar, desde luzes para enfeitar, material de papelaria, itens de cozinha, canecas, etc etc etc. Compramos algumas coisinhas para casa e pegamos o metrô de volta, umas 18 horas. E hoje o dia termina por aqui, o passeio foi bem cansativo, principalmente por conta do calor, que realmente judia um pouco mais da gente!

Bom fim de semana a todos, com essa maravilhosa e urbana vista da linda Guangzhou!

bottom of page