top of page

A saga da estação de trem: next stop Zhongshan

E o hoje o dia começou bem cedo. Fomos visitar uma fábrica e verificar a produção na cidade de Zhongshan, a uns 70 km de Guangzhou. Fomos pela forma mais rápida: o trem que sai da estação Guangzhou South Railway, sendo o percurso de apenas 40 minutos e custo de RMB 30 por pessoa.

Saímos 7h de casa porque checamos na internet e havia um trem partindo por volta de 10h. Com o trajeto de aproximadamente 1 hora de metrô de casa até a estação teríamos tempo suficiente. #sóquenão

Aos sábados e domingos tudo fica extremamente lotado e especialmente nos sábados, muitos chineses que apenas trabalham aqui em Guangzhou viajam para suas cidades, logo, a estação fica com gente saindo pelo ladrão kkk.

Depois de muito custo olhando para aquela placa luminosa toda em chinês, conseguimos no guichê de informações saber pelo menos que fila precisávamos pegar para comprar o bilhete para nosso destino. Tudo correu até que muito bem. Compramos os bilhetes para 9h10. O problema é que faltava apenas meia hora para o embarque e apesar de termos corrido feito loucos pela estação e passado voando pelo detector de metais, não conseguimos mais entrar na plataforma.

Aqui fica uma dica: aqui na China os trens partem exatamente no horário, até alguns segundos antes do horário marcado no blihete. Logo, o acesso à plataforma fecha uns 5 minutos antes do embarque e fica aberto apenas uns 10, 15 minutos. É preciso ser rápido e ter tempo hábil para chegar do guichê de compra até lá, que dependendo do número da plataforma leva uns 20 minutos. E é você quem deve saber se tem tempo de embarcar em horário muito próximo porque na bilheteria eles não fazem essa análise, simplesmente vendem...mas fica o aprendizado.

Foi então que um casal de chineses que também haviam perdido o trem, extremamente solícitos conosco, mostaram a fila de troca dos bilhetes para encaixe num outro trem. A surpresa foi ainda maior: tinha um zilhão de pessoas na fila e acredito que esperamos mais de 1:30h. Conseguimos embarcar no trem das 11h45 somente. Até que foi divertido, Raul fez amizado com o chinês solidário e ficou conversando com mais um pessoal na fila, em chinês misturado com inglês, portugês... Bizarro!

No mais, o dia correu bem. Conseguimos chegar, fazer nosso trabalho, visitar a fábrica e retornar às 18h10. Outra dica: sempre compre o bilhete de ida e volta já na estação de partida, isso facilita bastante (ficamos mais tranquilos pelo menos com a volta).

Dia intenso! Bom fim de semana para todos!!

bottom of page