top of page

Semana em Anji, com direito a celebrar o 'chinese Valentine's Day'

Oi pessoal. Depois de algum tempo sem grandes novidades na vida diária, com este post vou tentar resumir os últimos 4 dias que passamos aqui em Anji e as nossas vivências.

Chegamos em Hangzhou, província de Zhejiang, na quarta-feira à tarde, num voo que saiu de Guangzhou às 13h10 (o tempo de viagem é de aproximadamente 1h30) e de lá viemos de carro até Anji (que não tem aeroporto), num percurso de aproximadamente 1h30 também. Dessa vez o melhor preço foi pela Sichuan Airlines (mais uma novidade de companhia aérea para nós, mas com bom serviço e almoço até que bem razoável servido a bordo). Repetimos a hospedagem no Yuantong Hotel, diga-se de passagem muito bom para os padrões de uma cidade pequena na China (Anji County conta hoje com aproximadamente 460.000 habitantes).

Bom, depois de quase 1 ano vivendo fora do meu país, muita coisa para mim já não é novidade, mas esta rotina de fábrica, produção, negociação, almoços e jantares com os "bosses" (que para o Raul é mais do que normal) é ainda bem diferente. Isso porque, nas rotinas do Direito do Trabalho Empresarial brasileiro, minhas experiências sempre foram outras, sem falar nos mundos opostos Brasil e China, pois ainda nos dias de hoje por aqui, quando se fala em condições de trabalho e das fábricas, fiscalização e normas, a realidade é bem diferente.

Às vezes ainda me espanto um pouco com falta de segurança, de EPI's, com crianças pelo meio da produção (eu e a garotinha fofa filha de um funcionário fizemos até uma selfie...), mas ao mesmo tempo posso enxergar como a cultura aqui é totalmente diferente e como as coisas funcionam e de forma rápida, sem muito stress.

Por exemplo, nas fábricas idôneas, se algo está dando errado na produção e você sinaliza isso, eles tentam consertar para atender o que o cliente precisa. Se é necessário pegar uma caixa no alto, alguém dá um jeito: sobe lá na pilha de caixas e pega. Precisa montar uma cadeira, por exemplo? Não tem problema, alguém vai lá e faz isso em questão de minutos... E assim as coisas caminham mesmo com o jeitinho meio enrolado deles e a necessidade de umas quatro pessoas para definir uma tarefa kkkk! Mas o resultado vem sem maiores burocracias (fique claro que não estou aqui fazendo nenhum juízo de valores, mas apenas narrando o cenário).

Feitas as divagações jurídicas (risos), vamos aos fatos: os dias foram intensos e posso dizer que tenho achado bem interessante minhas novas experimentações no mundo do Comex com reuniões, fiscalizações de produtos, checagens, conferências, trâmites de embarque e chegada no Brasil, etc...

Mas o que eu adoro mesmo são os jantares chineses com aqueles zilhões de pratos diferentes em cima da mesa, naquelas salinhas privativas (que já mostrei antes para vocês aqui no blog), os presentes dos fornecedores, os chás ... enfim, enquanto o Raul se preocupa com a parte mais chata da coisa eu desfruto a parte boa (risos).

E em tudo isso o que sempre me encanta é a possibilidade que temos de conhecer a cultura chinesa a fundo, sem a visão distorcida da mídia ou do turista. A gente tem a oportunidade de beber com eles e vê-los caindo de bêbados (heheheheh) porque isso acontece (e rápido, pois com só um pouco de bebida eles já fica num estado exaltado e aí a diversão é garantida)! Nas fotos abaixo vocês verão as meninas todas "ladies" e os rapazes um pouco alterados... Posso dizer que conhecemos o chinês mais figura desse mundo, o Kevin, que no fim da festa pulou no colo do Raul kkkkkkkkkkkkk.

Nessa noite eu também tive a oportunidade de receber meu nome chinês, que realmente pegou: xiao pingguo 小苹果, que significa pequena maçã e além de ser uma música famosa aqui, representa paz e alguma coisa "cute" para eles. Gostei! Já adotei.

Bom, temos ainda a oportunidade de ouvir histórias de família, problemas de desentendimento entre sogras e noras kkkkkk, tirar fotos com os pequenos de olhinhos puxados que são lindinhos...

... e até participar de um jantar romântico de Dia dos Namorados (aqui na China eles comemoram no dia 20/08) no restaurante do Garden Hotel, que nesse mês está servindo Brazilian Barbecue!!! Incrível essa experiência!

E o que é melhor: temos a oportunidade de praticar o mandarim com os chineses, que tem toda paciência do mundo em nos ensinar palavras novas, nos corrigir e que ficam super felizes quando veem que estamos estudando a língua deles. Realmente, vivências que não tem preço!!! Como é bom viver fora da caverna!

E hoje está bem nublado por aqui, com chuva e com um clima mais ameno. Acabei de registrar essa imagem da janela do hotel.

Mas já é dia de voltar para casa, o calor de Guangzhou nos espera. Essa semana temos teste final do primeiro módulo de mandarim. Um abraço para todos, bom fim de semana e zàijiàn!

bottom of page