top of page

Um pouco de turismo por nossa cidade

O mês de setembro se aproxima... e com ele a sensação de que o ano está chegando ao fim!! Precisamos aproveitar para esgotar as opções de pontos turísticos em Guangzhou (que diga-se de passagem são muitas).

Terminamos o primeiro módulo das aulas de mandarim na última quarta-feira, fizemos prova final e agora pretendemos prosseguir nos estudos com um professor particular para que possamos administrar melhor o tempo, pois muita coisa ainda tem que ser concluída antes de partirmos. Não podíamos deixar de fazer uma fotinho com a nossa querida e competente professora Sharon. Vamos sentir saudades...

E hoje tínhamos planos de ir ao Jardim Botânico, mas com a chuva resolvemos passear pela região de Tianhe, saltando na estação Tiyu Xilu do metrô (Linha 1, amarela). Por ali existe um forte comércio, com um shopping center cheio de lojas e restaurantes, o VT101, uma livraria linda com vários andares num prédio bem bonito (hoje bem cheia com a volta às aulas no mês de setembro) e diversos hoteis e empresas.

Nas imediações tem um Starbucks bem bacana também, mas bem difícil de achar. O engraçado aqui na China é que você sempre tem placas com sinalização, mas mesmo assim você tem que perguntar, porque as setas de indicação são meio estranhas de entender. Enfim...o Starbucks ficava do lado de fora, mas estava tendo uma reforma, com vários homens trabalhando, o que não foi nenhum prolema. Você simplesmente passava por dentro dessa obra, sem qualquer cuidado maior, com risco de te cair alguma coisa na cabeça e com um pó imenso, mas isso não é muito relevante por aqui. Pois bem: pit stop para um café, banheirinho e para definirmos o próximo destino.

Decidimos então seguir para o Guangzhou Insurrectional Martyr Cemetery Park, sendo que há uma estação de metrô com o mesmo nome (também na Linha 1 amarela, saída A), na qual saltamos. Apesar da chuvinha que insistia em cair, nos divertimos muito e recomendamos essa parada. A entrada é muito bonita, com granito e mármore, bastante pomposa e tradicional, com letreiro dourado com o nome do local escrito em caracteres chineses.

Dentro do parque você pode visualizar as tumbas de Hong Hua Gang, Ye Jianying e de outros mártires de Guangzhou, que sacrificaram suas vidas pelo crescimento da província e militaram na política comunista. O destaque fica para o monumento chamado "Guangzhou Insurrection Monument", uma imensa mão segurando um rifle contendo dez caracteres dourados chineses que dizem: "glória eterna aos mártires da Revolução de Guangzhou".

No mais, o parque é muito bonito e agradável para caminhar, há várias pessoas fazendo exercícios, crianças brincando, espécies de plantas nativas de vários locais, lagos, enfim, um lugar muito bom para relaxar.

Neste local existe também um museu muito interessante, com entrada gratuita e rico em detalhes, peças antigas e muita riqueza cultural da cidade de Guangzhou. O problema maior é que ele tem apenas placas principais nas entradas dos setores em inglês e todo o restante em mandarim, mas mesmo assim é agradável visitar e dá para entender o contexto geral. Recomendado que você leve um guia que conheça bem a História e que fale inglês.

No fim do dia, já bem cansados de andar, procuramos por um restaurante e acabamos fechando num KFC mesmo ali nas imediações, para não errar. Antes disso demos uma volta por um dos mais de cem shoppings que tem nessa cidade, com direito a umas gracinhas na Miniso, uma lojinha que eu super recomendo, que tem de tudo com preço de 10yuan e que tem várias espalhadas pela cidade. No mínimo, divertido!!!

bottom of page