top of page

Fim de semana turistando

Hoje, como bom final de domingão em qualquer lugar do mundo, é dia de preguiça e de café com bichinhos e cheesecake (lembram do Zoo Coffee que eu adoro?), com uma boa musiquinha de fundo e postagens no blog, afinal fazia tempo que eu não conseguia uma conexão boa para fazer isso.

Pois bem, ontem mais uma vez escolhemos um bom lugar para visitar e adoramos! Começamos pelo Sun yat-sen Memorial Hall, que fica na saída da estação de metrô de mesmo nome na Linha 2, azul.

O lugar é lindo, com uns gramados incríveis, florido, e o dia de sol ajudou bastante e deixou tudo ainda mais bonito. A construção do prédio foi finalizada em 1931, em homenagem ao estadista Sun yat-sen, pessoa importante para a China moderna, defensor da democracia e com fortes tendências para influências ocidentais, o que está caracterizado no próprio prédio e no auditório lindíssimo que tem lá dentro. A entrada custa 10yuan por pessoa. No espaço também está o seu túmulo de mármore.

Saindo dali você pode subir alguns poucos 498 degraus e atingir o monumento em homenagem de Sun yat-sen, muito bonito e tradicional, de onde se tem uma vista linda da cidade.

O passeio é bastante cansativo, mas vale a pena. Pelo caminho, você encontra várias esculturas, pedras, tumbas e muito, muito verde!!!

Também é possíve visualizar vários idosos jogando, se exercitando e confirmando nossa teoria de que a terceira idade é bastante saudável e bem vivida na China.

Saindo de lá, ainda no pique, fomos até o Parque Yuexiu, que fica ao lado do Memorial Hall e é o maior e mais famoso da cidade. Você pode ir andando, mas optamos por ir de metrô, que é bem fácil, rápido e poupa energias. Saltamos na estação de mesmo nome, Yuexiu Gongyuan. O parque é imenso e não conseguimos fazer tudo hoje, inclusive lá dentro tem dois museus e um carrinho que você pode comprar o ticket para fazer o percurso pelo parque, mas nos ativemos ao monumento mais famoso do local e da cidade de Guangzhou, a estátua das cinco cabras (ou carneiros). Para chegar lá tem mais uns 100 degraus! Ufa...

A lenda diz que no início, a cidade de Guangzhou era árida e sem frutos e que cinco "deuses" teriam chegado montando cinco carneiros e que cada um deles plantou uma semente que frutificou e trouxe prosperidade e fertilidade ao local. Depois disso os "cavaleiros" teriam desaparecido e as cabras teriam se petrificado na montanha, simbolizando a prosperidade. Mais ou menos isso... É um símbolo muito importante da cidade, juntamente com a Canton Tower.

E para fechar com chave de ouro as andanças e um sabadão ensolarado, descemos na estação Gongyuanqian, rumo à Beijing Lu, da qual já falamos aqui antes. É uma rua de comércio chinês, com bastante coisa falsificada e várias lojas e barracas por todo lado, com liquidações e gente berrando na porta das lojas, mas é bem peculiar e agradável.

Por baixo, em alguns pontos cobertos com vidro, você pode ver como eram as ruas originariamente, nos anos de 1.100 mais ou menos. Muito bacana. Raul até parou para fazer uma fezinha na loteria raspadinha, mas não ganhamos nada kkkk. Interessante era a camiseta da vendedora, escrito Brazil...

E de lá uma pausa no Starbucks, para variar, kkkk. Eu hoje optei por um chá gelado do Dakasi, que os chineses (e eu também) adoramos. Mas como as coisas por aqui às vezes são um pouco estranhas, tinha uma coisinha boiando no chá kkkkkkk que assutava um pouco, mas depois percebi que nada mais era que uma ameixa para dar um pouco de sabor à bebida kkkkkk. Menos mal!

E assim fechamos mais uma semana. Na próxima tem Shanghai!!!! Até mais, pessoal!

bottom of page