Rumo aos pontos ainda não visitados na cidade, essa é agora a minha missão! E hoje escolhi o Guangdong New Museum, que tem entrada gratuita, bastando apresentar o passaporte e fica no meio dos prédios lindos e suntuosos da região da Zhujiang New Town (estação do metrô de mesmo nome, saída D) e pertinho da esplêndia Canton Tower.
Pois bem. Tive a felicidade de pegar o meio do feriado e um movimento bem tranquilo, com o museu silencioso e poucas pessoas, nada de fila para entrar. Perfeito para quem gosta de olhar tudo e ler detalhadamene as etiquetas, como eu! A dica é ir cedo, pois o museu funciona somente das 9 às 15h.
O local tem uma pegada bem artística, com várias obras de pintura, arte em madeira, pedras, caligrafia chinesa, tudo atrelado à história destes estilos na China, em especial na Província de Guangdong, mostrando detalhes das dinastias anteriores e do desenvolvimento de tudo isso ao longo do tempo.
Muito rica também em detalhes e diversidade de peças é a parte de cerâmica e porcelana, principalmente durante o período da Dinastia Qing (depois gostaria de fazer um post específico para falar sobre as Dinastias na China, é bem interessante visualizar).
Bom, nessas minhas andanças pelos museus pude entender que a cerâmica é um tipo de arte milenar e que já existia anteriormente e foi bastante utilizada aqui, mas que a porcelana é criação da China, tendo sido "exportada" (inclusive sua técnica) para os países da Europa, como por exemplo Portugal, Espanha Inglaterra, sendo o auge nos séculos XVI e XVII em meio à realeza. Por isso no Brasil é muito comum ver em museus aqueles azulejos de porcelana e peças de louça com a pinturinha azulada herdada de Portugal, nosso colonizador (que importou da China), tudo seguindo o estilo dos bules, xícaras de chá e demais peças chinesas.
Outro setor muito legal do museu é o que fala das evolução das eras geológicas e do período dos dinossauros e dos animais marinhos, com direito à réplica de alguns animais em tamanho real. Dá para voltar a ser criança aqui...
Sugiro pelo menos 2 horas nessa visita, sendo que lá dentro do museu tem um restaurante, um café e umas lojinhas de souvenir bem bacanas. Sem dúvida mais um montão de aprendizado!