top of page

Phare, the Cambodiam Circus: um espetáculo incrível


O destaque de hoje vai para o Phare, the Cambodiam Circus, atração que não estava a princípio na nossa lista, mas conversando com um americano dia desses num bar ficamos interessados, pois ele disse que era imperdível e uma das melhores coisas que ele tinha feito no Camboja. Não exagerou!


Compramos os ingressos pela internet (um lugar na plateia geral custa USD 18 por pessoa) e ao chegar no local, que fica a uns 15 minutos do centro, ficamos bem impressionados. A estrutura é muito boa, com um restaurante legal e uma linda lojinha de souvenirs, atendimento impecável e os ingressos já estavam todos impressos em cima de uma mesa, bastava confirmar o nome e entrar.


O circo tem um estilo bem "mambembe", com arquibancadas de madeira e uma espécie de picadeiro redondo ao centro. Deve caber umas 400 pessoas e estava lotado de gente de toda parte do mundo.

O espetáculo mistura números de acrobacia, contorcionismo, pirotecnia e música, mesclando com umas partes engraçadas e piadinhas no tradicional estilo "palhaço". Há várias apresentações diferentes e a que assistimos foi a "Sokrias-Eclipse", que é baseada numa história do folclore local, em que um homem desfigurado é rejeitado pelo povo do seu vilarejo e ao pedir ajuda a Deus, suas preces se revertem numa linda mulher, por quem se apaixona. Ao longo do caminho ele descobre o mal por trás da beleza. A apresentação é muito rica em detalhes e movimentos da dança típica Apsará, com destaque para a maestria com que os artistas cambojanos se apresentam.


Comprando um ingresso você estará contribuindo para o importante trabalho de desenvolvimento de jovens artistas do Camboja e para a manutenção do local e das apresentações. Muito bacana ver o sucesso dos artistas locais, pois ao final da apresentação foi dito que no próximo ano o grupo estará apresentando sua performance na França. Simplesmente maravilhoso!!!


Fim de noite: Night Market, uma excelente opção para comprar alguns souvenirs para família e amigos e, logicamente, Pub Street...vamos sentir saudades!


bottom of page