Optamos por fazer nossos deslocamentos dentro da Europa de ônibus, opção confortável e muito barata (fica aqui a nossa dica, pois a maioria dos destinos são cobertos por várias agências de ônibus e saem bem mais em conta que trem ou avião, como por exemplo a Student Agency, Leo Express ou Lux Express).
Pois bem. Fizemos uma viagem noturna e desembarcamos bem cedinho em Praga, na República Tcheca. Grata surpresa, pois seguramente posso dizer que Praga é uma das cidades mais bonitas e agradáveis pelas quais passamos.
De cara já encontrei "minha lojinha"...
Brincadeiras a parte, para qualquer lado que se olha por aqui é de tirar o fôlego. Construções muito antigas e imponentes, uma beleza natural incrível às margens do rio Moldava, uma comida deliciosa, tudo isso com um ar de modernidade misturado ao medieval. Amamos!
O folclore regional também é bastante divulgado aos turistas e vários showzinhos acontecem na praça principal.
E quem disse que não tem um restaurante brasileiro no meio disso tudo?
A sensação da praça central na Old City é o relógio astronômico. Ele é belíssimo e marca as horas de forma mega apurada, sendo que a cada hora sai uma caveirinha da torre e circulam imagens dos doze apóstolos, com as badaladas do sino e uma multidão de gente em volta para ver. É uma verdadeira atração.
E não podemos falar de Praga sem mencionar a deliciosa cerveja (a República Tcheca é o país com maior consumo de cerveja por pessoa, vocês sabiam?), com destaque para a tradicionalíssima Pilsner Urquell.
A comida também é muito gostosa, lembrando uma mistura de pratos alemães e húngaros.
Mas fiquei apaixonada mesmo pelo Trdelnik (isso mesmo, as palavras por aqui tem bem poucas vogais kkk), uma massinha enrolada em uma madeira quente que fica girando numa espécie de churrasqueira e que depois de pronta fica com um buraco no meio e você vai desenrolando para comer. Ela pode ser só polvilhada com açucar e canela, mas também pode ser recheada com Nutella, chocolate...hum....muito bom!
No mais, Praga se destaca por suas igrejas maravilhosas e muito antigas...
...por suas pontes e construções medievais...
...e pelo seu delicioso inverno, com um por do sol magnífico e ainda florido antes da neve.
Outro ponto alto é o lado cultural de Praga. Comecemos pelo bairro judeu (Jewish Quarter), com uma vasta herança de casas, lojas, sinagogas, museus e cemitério. Você pode comprar um ticket que dá direito a conhecer todos os pontos dessa região. Muito interessante e bonito! Vale a pena conhecer também as atrocidades sofridas pelos judeus à época da Segunda Guerra e da perseguição nazista.
O Castelo de Praga é outra atração imperdível!!! Lá dentro do complexo você pode acessar vários museus, igrejas, vilarejinhos com cafés e restaurantes, tudo isso com uma vista maravilhosa da cidade.
Um dos locais mais visitados é a Catedral de S. Vito, em estilo gótico, impressionante por sua riqueza de detalhes e imponência!
Do alto se tem uma vista linda da cidade, com a bandeira da República Tcheca tremulando ao vento, um país super novo, criado em 1993, quando da divisão da Tchecoslováquia.
A casa do escritor Franz Kafka, nascido em Praga, é outra atração. Ela fica numa ruelinha cheia de casas coloridas, preservadas na mesma forma da época antiga.
A Basílica de São Jorge é outro ponto de destaque, em estilo totalmente diferente da catedral principal, mas também muito bela.
É possível ainda ver e tirar fotos da tradicional guarda do castelo, local em que hoje se estabelece a sede do governo tcheco.
A vista é sempre maravilhosa, por qualquer ângulo.
O Museu de Franz Kafka é maravilhoso. Um dos melhores e mais completos e didáticos museus biográficos que já visitei até hoje. Interativo, sinestésico e muito rico em detalhes, é uma atração recomendadíssima para quem vai a Praga.
A escultura de Kafka também é um ponto orbigatório para fotos. Ela mostra bem o conflito interno do escritor ao longo de toda sua vida.
Perto do museu fica um ponto bastante visitado, a passagem de pedestres com um semáforo de cada lado. O caminho é tão estreito que não dá para pessoas irem e virem ao mesmo tempo nas escadas. Bem bacana!
Destaque também para a maravilhosa Catedral de São Nicolau, plenamente ostensiva em seu estilo barroco.
E já bem diferente, mas não menos importante, a Igreja do Menino Jesus de Praga, super famosa e muito visitada por turistas de toda parte do mundo, bem menor e menos ostensiva, mas muito bonita e aconchegante, com orações disponíveis em potuguês e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em um de seus altares.
Enfim, espero que tenhamos conseguido passar um pouquinho da beleza de Praga, essa cidade apaixonante. Vemos vocês no próximo destino!