top of page

E por que não fazer uma parada em Bratislava, Eslováquia?

Maravilhoso é surpreender-se com lugares diferentes e tão especiais. Assim foi com Bratislava, uma cidade que até então só conhecíamos do sangrento filme "O Albergue", mas que é lindíssima e fica às margens do rio Danúbio, com uma carinha medieval, povo simpático, comida muito boa, cultura de montão e um mercado de Natal fofíssimo.

O Museu Nacional de Bratislava (Múzeum mesta Bratislavy) é muito rico e detalha de forma clara a história do país. Estabelecido em 1868, é o museu mais antigo em operação contínua na Eslováquia. Seu principal objetivo é a narração da história de Bratislava em diversas formas desde os primeiros períodos de uso das coleções históricas e arqueológicas.


Maravilhoso é subir em sua torre principal e apreciar a vista deslumbrante da cidade lá de cima!

Visitar o Castelo de Bratislava também é uma experiência boa. Situado num planalto cerca de 85 metros acima do Danúbio, é uma das estruturas mais proeminentes da cidade. A colina onde está o castelo é habitada desde o período de transição entre as idades da Pedra e do Bronze e foi o local da acrópole de um povo celta, parte do Limes Romanus, um enorme assentamento fortificado eslavo, e um centro político, militar e religioso da Grande Morávia. O primitivo castelo de pedra não foi construído até ao século X, quando a zona fazia parte do Reino da Hungria. Em 1430, o castelo foi convertido em uma fortaleza gótica anti-husitas até o reinado de Segismundo de Luxemburgo, em 1562, quando se converteu num castelo renascentista e foi reconstruído em 1649 no estilo barroco. Graças à Rainha Maria Teresa, o castelo converteu-se em uma prestigiosa sede real. Em 1811, o castelo foi destruído e esteve em ruínas até a década de 1950, quando foi reconstruído em sua maioria ao estilo da rainha Maria Teresa.

Na entrada tem um lugar para se fazer uma foto divertida...

A vista lá de cima também é lindissima, sendo possível avistar a Ponte Nova (Nový Most), uma ponte rodoviária sobre o rio Danúbio. É a mais longa ponte do mundo na categoria com um pilão, sendo semelhante a um disco voador em seu topo, numa arquitetura bem moderna.

As ruazinhas da cidade, voltando do castelo, são peculiares e muito bonitas.

A Filarmônica tem uma arquitetura linda!

É em Bratislava que está situada a casa mais estreita da Europa, prédio em que hoje funciona um restaurante de comida turca.

A cidade também é famosa por suas esculturas, sempre cheias de gente ao redor para tirar boas fotos.

Na foto abaixo, a estátua de Hans Christian Andersen, o famoso escritor que teria dito que Bratislava é uma cidade onde os contos de fadas acontecem. Acho que ele estava certo!

Grata surpresa, sentiremos saudades de Bratislava. Próxima parada: Viena!

bottom of page