Espanha, Vietnam, China, Tailândia, Malásia, Cingapura, Hong Kong, Camboja, Laos, Alemanha, República Tcheca, Polônia, Hungria, Eslováquia, Áustria. Ufa! 15 países visitados nestes ricos e inesquecíveis 12 meses.
E como o tempo passa rápido...Parece que foi ontem que saímos do aeroporto de Guarulhos rumo a uma jornada ainda desconhecida, cheios de anseios pelo começo de uma vida nova com o pé na estrada e como recém casados.
Hoje só temos a agradecer, primeiramente pela nossa vida a dois e pela cumplicidade que construímos nesse curto espaço de tempo. Segundo, por tudo o que poderia ter dado errado e simplesmente não deu; muito pelo contrário, todas as compras de tickets de avião, trem, ônibus, reservas de hoteis, Airbnb, aluguel de apartamento, assinatura de contrato de locação em chinês, vistos, mudança de língua, de moeda, de cultura, mapas, GPS, tudo deu absolutamente certo (claro que com alguns muitos micos pelo caminho...kkkk, senão não teríamos um monte de história para contar na volta!!). Acredito muito naquele negócio de que quando você faz as coisas de coração aberto e age corretamente com as pessoas, o Universo conspira ao seu favor e você recebe tudo de volta. Bem isso!
Agora é hora de voltar. Voltar para uma "nova vida nova" e para o planejamento de futuro. E o gostoso é voltar com as malas cheias, mas não cheias de coisas efêmeras. Afinal, diga-se de passagem, outra coisa que percebemos nesse ano é que é possível viver muito bem com menos coisas e menos supérfluos; é possível (até mesmo para uma mulher kkk) viver um ano inteiro só com uma mala.
O bom mesmo é trazer na bagagem um montão de lembranças e vivências. Nas fotos desse post tentamos mesclar os diversos cenários que experimentamos: praia, campo, montanha, arrozal, de bicicleta, de caiaque, de barco, de trem, de tuk-tuk, de elefante, no aeroporto, nas aulas de culinária, nos brindes românticos, nos museus, ruínas, templos, mesquitas, rituais, sítios arqueológicos, prédios medievais. Também tivemos várias carinhas: cabelos de cores e comprimentos diferentes, fotos com barba, sem barba, bronzeados, branquelos, mais cheinhos, mais magrinhos, cansados, mais bonitinhos, mais feinhos, com calor, com muito frio, emocionados, exaustos, tensos, felizes, realizados.
Foi um turbilhão de emoções e de experiências. Costumamos dizer que vivemos 10 anos em 1. Conhecemos muitas pessoas nesse caminho, aprendemos muito com a cultura de outros povos (na maioria das vezes tão diferente da nossa), o que nos fez praticar o entendimento e a tolerância. Deparamos com realidades duras e com histórias de sofrimento, como por exemplo o agente laranja no Vietnam, a ideologia de Pol Pot no Camboja, as atrocidades do holocausto. Mas acima de tudo, nos fez muito bem ver a superação destes povos, o que reforçou nosso ideal de que sempre é tempo de virar a página e recomeçar.
Aprendemos muito mais do que longos anos nos bancos da escola. Foram tantos museus que até perdemos a conta. Da História das antigas dinastias do Oriente até os dias atuais, bem como o desenvolvimento das nações no Ocidente, religiões, cultos, crenças, poetas, escritores, pintores, obras de arte, prédios, pontes, beleza natural...tudo nos fez abrir mais e mais as nossas mentes e a nossa percepção de mundo.
Ah, mas como nem só de cultura vive o homem, praticamos por diversas vezes o pecado da gula. Foram muitas comidas exóticas, umas deliciosas, outras nem tanto, muitas cervejas e vinhos diferentes, alguns porres, sobremesas, frutas, pimentas, enfim, muitos temperos e sabores.
Acho que muito enriqueceu a nossa experiência o fato de não termos passado pelos locais visitados como meros turistas, mas com o propósito de observar a rotina das pessoas, a cultura e a dinâmica local.
E nesse ritmo, conciliamos nosso projeto com o trabalho, a saudade da família, a realidade do Brasil, o lazer, a lua-de-mel, os amigos e os acontecimentos do mundo. Driblamos o fuso horário e foram muitas conversas por Skype, centenas de mensagens no whatsapp e muitas horas de TV online para nos mantermos conectados.
Isso só foi possível graças ao nosso amor, à parceria que estabelecemos nessa viagem e ao foco mantido sempre na mesma direção. Fomos excelentes companheiros de viagem!!! 2015 ficará para sempre gravado nos nossos corações!
Agora é hora de voltar! Agradecemos a todos vocês, nossos familiares, amigos e simpatizantes do projeto, que prestigiaram nosso blog e deixaram suas impressões, comentários e recados carinhosos de incentivo.
Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso! Até breve!