Domimos hoje até mais tarde e saímos de casa perto da hora do almoço rumo a Jafa, uma cidadezinha charmosa, famosa pelo porto antigo e por seu centro histórico. Possui cerca de 60.000 habitantes, sendo 76% da população judaica (em Tel Aviv vivem pouco mais de 400.000 pessoas) e foi cenário de fundo do filme Fúria de Titãs, de 1981.
A cidade preserva sua atmosfera antiga, o que atrai turistas do mundo todo. Nos fins de semana, o pessoal de Tel Aviv costuma fazer seus passeios por lá. Muitos artistas estabeleceram em Yafo a sua morada, local cheio de cafés e clubes noturnos, configurando realmente um lugar interessante entre suas vielas antigas e colinas à beira mar.
Entre as atrações principais da Old Jafa estão seus restaurantes, galerias, lojinhas de artigos judaicas, o Flea Market (mercado de pulgas) com muita coisa antiga interessante e o clima especial do calçadão ao lado do mar, com as muralhas da cidade velha, o centro dos visitantes no antigo pátio da corte e o porto de pesca.
Depois de desbravar o centrinho antigo e olhar os cacarecos do mercado de pulgas (que o Raul particularmente ama!), pausa para almoçar (comer é uma das atividades constantes nesse país). Escolhemos um restaurante bem aconchegante com direito a um prato indiano, picante e saboroso. Provamos também o famoso suco de laranja israelense, considerado um dos mais gostosos do mundo, em razão da qualidade da fruta. Uma delícia sentar naquelas mesinhas na calçada, com um misto de friozinho e sol deliciosos.
Depois do almoço mais caminhadas para os lados do porto e das muralhas, tudo muito bonito e diferente, realmente um lugarzinho que vale a pena!